Foco

Trump anuncia presidente da Exxon como secretário de Estado

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou oficialmente nesta terça-feira a escolha do presidente da Exxon-Mobil, Rex Tillerson, para o cargo de secretário de Estado.

«Sua firmeza, ampla experiência e profundo conhecimento de geopolítica o tornam uma excelente escolha para secretário de Estado. Ele irá promover estabilidade regional e focar na essência dos interesses de segurança nacional dos Estados Unidos», disse Trump em comunicado divulgado por sua equipe de transição.

A escolha de Trump confirma a nomeação de um líder empresarial cuja experiência na diplomacia vem de fazer negócios com diversos países pela maior empresa de energia do mundo, e demonstra a confiança do presidente eleito de que o executivo do setor de petróleo poderá deixar para trás questionamentos sobre seus laços com a Rússia.

Recomendados

Segunda uma autoridade da equipe de transição, Trump escolheu Tillerson, de 64 anos, depois que o texano recebeu o apoio de diversos integrantes do establishment republicano, incluindo o ex-secretário de Estado James Baker, a ex-secretária de Estado Condoleeza Rice e o ex-secretário de Defesa Robert Gates.

O apoio de nomes de peso do partido é visto como fundamental para ajudar Tillerson a superar possíveis resistências a sua confirmação no Senado, em especial com relação a seu relacionamento com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Em 2013, Putin concedeu uma honra de Estado russo, a Ordem da Amizade, a Tillerson, citando seu trabalho pelo «fortalecimento na cooperação no setor de energia».

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos