Foco

Professor brasileiro pode ser indicado ao Prêmio Nobel

O professor Cesar Victora, da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), foi um dos sete vencedores do Prêmio Gairdner, a premiação científica mais importante do Canadá, cujos ganhadores são considerados potenciais candidatos ao Prêmio Nobel.

Com 65 anos de idade e décadas de carreira bem-sucedida, Victora venceu o título na categoria de Saúde Global pela sua extensa pesquisa sobre amamentação e nutrição de recém-nascidos. Desde a década de 1980, o brasileiro liderou uma ampla pesquisa que foi considerada inovadora para a alimentação dos bebês.

Segundo o estudo, com a amamentação materna exclusiva da criança nos seus primeiros seis meses de vida, o risco de morte por diarreia diminui 14 vezes, e por doenças respiratórias, 3,6 vezes. Essa descoberta foi tão importante em níveis internacionais que vários países além do Brasil começaram a adotar os conselhos de Victora, e até a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar que as crianças sejam exclusivamente amamentadas com leite materno nos primeiros meses de vida. As informações são da Agência Ansa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos