Foco

Presidente palestino e Netanyahu se cumprimentam em funeral de Shimon Peres

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apertaram as mãos e trocaram palavras nesta sexta-feira no funeral do ex-líder israelense Shimon Peres, que ganhou o prêmio Nobel da Paz por negociações de paz com os palestinos.

ANÚNCIO

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e outros líderes mundiais se juntaram em Jerusalém dois dias após Peres, ex-presidente e ex-premiê, morrer aos 93 anos.

«Quanto tempo, quanto tempo», disse Abbas a Netanyahu e a esposa do premiê, Sara, após cumprimentá-los antes do início da cerimônia.

Recomendados

Ao receber Abbas, em encontro gravado por participantes em celulares, Netanyahu disse sobre a presença: «isso é algo que aprecio muito em nome do nosso povo e de todos nós».

Mas a rara visita de Abbas à cidade, próximo aos bloqueios militares israelenses em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, não deve gerar mais nada além de apertos de mãos.

As negociações entre as duas partes estão congeladas desde 2014 e Netanyahu e Abbas, profundamente divididos sobre assentamentos judeus em territórios que palestinos buscam criar um Estado, não realizam conversas presenciais desde 2010.

Tags

Últimas Notícias