Foco

Polêmico, Donald Trump chega à Presidência dos Estados Unidos

Confira os comentários de analistas sobre o que mudará agora que Donald Trump chegou à Presidência dos Estados Unidos.

POLÍTICA EXTERNA

“Acho que eu poderia me dar muito bem com os líderes mundiais com quem este país [os EUA] não vem se dando bem… E assim teríamos um mundo muito mais estável”, disse Trump.

 

Recomendados

ivaneRússia
“Trump, dada sua orientação e a de seus conselheiros, o ex-general Mike Flynn e o escolhido para secretário de Estado, Rex Tillerson, tratará provavelmente de melhorar as relações com a Rússia. No entanto, os últimos dois presidentes também tentaram, mas seus esforços não deram certo devido aos interesses dos EUA na Europa e no Oriente Médio. Em todo caso, uma China emergente poderia criar uma convergência de interesses, tornando possível uma melhora nas relações. E ambos os países compartilham o interesse de lutar contra o terrorismo islâmico.”

China
“Considerando a forma como Trump culpou a China durante sua campanha, de manipulação, práticas econômicas desleais e comportamento agressivo no Mar do Sul, as relações entre os dois poderiam passar por maus momentos. Com tarifas mais altas dos EUA, poderia começar uma guerra econômica.”

Irã
“Apesar de toda a retórica de Trump contra o acordo nuclear com o Irã, é provável que ele seja mantido. Pela simples razão de que as sanções econômicas não voltarão se os EUA suspenderem o acordo. Os negócios norte-americanos poderiam ser prejudicados. O Irã voltaria com seu programa nuclear como era antes, mas agora estaria aberto economicamente para o mundo.”

Coreia do Norte
“A Coreia do Norte segue buscando desenvolver sua arma nuclear, e isso manterá frias as relações com Trump. Além disso, a Coreia do Norte é conhecida por suas ações agressivas. Seus mísseis estão com maior alcance. Eventualmente, poderiam alcançar os EUA. Trump disse que a China deveria pressionar a Coreia do Norte, mas a China tem recusado, não quer que o colapso do regime de Kim Jong-un permita aos aliados dos EUA reunificar as duas Coreias. Assim, enquanto as relações entre EUA e China forem ásperas, os chineses não pressionarão a Coreia do Norte para que ponha um fim ao seu programa nuclear.”

_________________________________________________________________________

“Assad não me agrada em nada, mas ele está acabando com o EI. A Rússia está acabando com o EI. O Irã está acabando com o EI. Os três só estão juntos por causa da debilidade de nossa política internacional”, afirmou Trump.

ivankSíria
“Durante a campanha presidencial, Donald Trump garantiu que prefere concentrar a política internacional em vencer o Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Ele vê o terrorismo fundamentalista islâmico como a maior ameaça para os EUA, mais que a Rússia, e inclusive sugeriu uma cooperação na Síria para esse fim. Falta saber como fazer isso. É mais provável que essa política leve à paz entre o governo sírio e os setores relativamente moderados da oposição.”Ivan Eland – Diretor do Centro sobre Paz & Liberdade do The Independent Institute, EUA

_________________________________________________________________________

“Se Cuba não se mostrar disposta a oferecer um acordo melhor para os cubanos, para os cubano-americanos e para o povo norte-americano em geral, vou acabar com o acordo”, disse Trump.

phiplipeCuba
“Cuba é território desconhecido, porque as mudanças na política dos EUA para o país foram feitas diretamente entre os presidentes. Ainda está em vigor a sanção econômica contra Cuba, não mudou nada. O que mudou foi que Barack Obama abriu a embaixada dos EUA em Cuba e permitiu que os cubanos abrissem sua embaixada nos EUA. Mas ainda não foi posto à prova qual é a boa vontade do Partido Republicano para essas mudanças. Desenvolver novos mercados e oportunidades de negócios para empresas dos EUA que redundem na criação de empregos nos EUA estaria alinhado a um dos pilares essenciais na campanha de Trump.  Sob esse ponto de vista, na medida em que houver maior penetração ou oportunidades para as empresas norte-americanas de fazerem negócios em Cuba, também haverá uma postura menos agressiva da administração Trump em relação à ilha.”

OBAMACARE

“Obamacare é um total e completo desastre. Vamos ter serviços de saúde mais baratos e melhores”, disse Trump.

alfonsoa“Existe uma percepção de que os republicanos não têm um plano, e isso não está certo. O problema é que existem vários planos, no há um consenso sobre necessariamente qual plano adotar e sobre como revogar e substituir o Obamacare. Em termos gerais, há dois caminhos. Um propõe revogar e substituir o Obamacare imediatamente, ou seja, eliminar a lei atual e substituí-la por uma nova. Outros têm um entendimento mais moderado, dizem que a substituição não deve ser feita de maneira radical, porque a consequência poderia ser um colapso do mercado de sistemas de saúde. Trump fez um compromisso de que havia duas situações nas quais ele definitivamente não iria mexer: pessoas com doenças preexistentes não teriam seu seguro encerrado e jovens com até 26 anos de idade poderiam continuar sob a proteção do seguro de seus pais.”

MURO NA FRONTEIRA COM O MÉXICO

“Vou construir um grande, grande muro na nossa fronteira do sul eu vou fazer o México pagar por ele. Anotem aí”, afirmou Trump.

alejandrop

“Donald Trump não vai conseguir construir o muro. A logística é imensa, e ele teria de indenizar os proprietários das terras onde está planejando construí-lo. Por outro lado, os custos de cons-trução são também imensos, e a obra não estaria pronta em menos de oito anos. Por fim, o México não é obrigado a pagar pelo muro, não há mecanismos internacionais que o obriguem a fazer isso”.

RACISMO

Durante a campanha presidencial, Trump atacou muçulmanos, latinos e outros grupos. Também se recusou a condenar os supremacistas brancos que o apoiaram.

joef

“Os dados indicam que Trump trabalha fora do quadro racista branco dominante dessa sociedade, e isso é compartilhado por muitos norte-americanos brancos. Os casos de racismo no país poderiam aumentar. Se não se falar com firmeza contra os crimes racistas, é possível que se mantenham os altos níveis que vimos durante as eleições.”

DEPORTAÇÕES

“O que vamos fazer é identificar as pessoas que são criminosas e que têm antecedentes, membros de gangues e traficantes de drogas e tirá-las do país ou levá-las para a cadeia”, disse Trump.

alejandrop

“Trump deixou claro que deportará os imigrantes com antecedentes criminais, mas não há muitos ilegais nas prisões. Seria muito problemático do ponto de vista dos direitos humanos transferir presos a campos de concentração antes de serem deportados. É difícil imaginar que tais violações passem em um país democrático como os Estados Unidos. É mais provável que Trump mantenha os níveis de deportações da administração Obama”.

ECONOMIA

“Trabalharemos com os congressistas republicanos neste plano usando as mesmas faixas de impostos que eles propuseram: 12%, 25% e 33%. Para muitos trabalhadores americanos, a taxa de impostos será zero”, afirmou Trump.

elizabeths

“Sejamos claros: o presidente pode propor mudanças nos impostos, sobre a renda ou sobre as empresas, mas dependerá do Congresso redigir o documento, encaminhá-lo e depois ver o que acontece. Sim, é certo que os republicanos têm uma pequena maioria tanto no Senado como na Câmara dos Representantes, mas significa que haverá uma mudança importante no sistema de impostos? Não. Os republicanos do Congresso não querem grandes mudanças no sistema de impostos porque isso poderia alterar negativamente a percepção das pessoas. O desemprego está baixo, em apenas 4,8%, e os salários estão subindo. Por que mexer nisso?”

POTENCIAL MILITAR

US$ 607 bilhões é quanto os Estados Unidos gastaram com as Forças Armadas no ano passado

5-10 mil armas nucleares estão atualmente em posse dos Estados Unidos. O número varia de acordo com a fonte da informação.

1,4 milhão de pessoas fazem parte das Forças Armadas dos Estados Unidos

MUDANÇA CLIMÁTICA

«O conceito de aquecimento global foi criado pelos chineses para fazerem com que nossa indústria se torne menos competitiva”, disse Trump.
jeffersong

“Uma coisa é o discurso de alguém quando é candidato, outra é quando é presidente, porque as ações que deve enfrentar como mandatário de fato são bem diferentes. A mudança climática nunca foi mencionada por Trump enquanto era candidato, porque ele estava mais focado na imigração e na recuperação econômica. Mas quando lhe perguntaram, Trump sempre negou que ela exista, baseando-se muitas vezes em razões não científicas. Ao ser eleito, porém, mudou o discurso: Elliot Friedman perguntou sobre o tema e ele disse que estava ‘aberto para discuti-lo’. Isso não significa que ele reconhece que a mudança climática existe, mas agora enfrenta outra realidade. Há acordos internacionais, como o de Paris, e movimentos integrados para lutar contra o fenômeno. Além disso, Trump está em um mundo globalizado. Se ele tentar fazer tudo o que prometeu em relação ao meio ambiente, não terá um caminho fácil.”

PROVÁVEL IMPEACHMENT

“Na teoria, eu poderia cuidar das minhas empresas e do país perfeitamente”, afirmou Trump.

sherrybEspecular sobre o impeachment é teorizar sobre o que nem ainda aconteceu. É muito cedo para falar de um julgamento político, principalmente quando ele é realizado pelas ações que ocorrem durante a administração presidencial. Por outro lado, temos informações sobre os negócios de Trump. Ele violou a lei antes ou teve algum conflito nesse sentido. O que devemos nos perguntar é o que ele fará a respeito de seus negócios no exterior. Resposta difícil. O Congresso está ao seu lado agora.”

trump

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos