Foco

Partido Popular vence eleição na Espanha

O PP (Partido Popular), do primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, ganhou as eleições legislativas realizadas neste domingo (26)  na Espanha, com 33% dos votos, seguido pelos socialistas do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol, centro-esquerda). Os resultados mostram uma grande fragmentação entre os quatro maiores partidos, como ocorreu na disputa em dezembro.

O PP conquistou 137 das 350 cadeiras na Câmara dos Deputados, ficando longe da maioria absoluta necessária para governar sem alianças, mas com prioridade para negociar a formação de coalizão com os outros partidos.
“Ganhamos as eleições, reclamamos o direito de governar. Agora o que se trata é de ser 100% útil a todos os espanhóis, os que votaram em nós e os que não votaram. Estamos à disposição de todos”, declarou Rajoy.

Em segundo lugar, o PSOE terá 85 cadeiras, em comparação com as 90 recebidas em dezembro passado. O terceiro colocado, a coalizão de esquerda Podemos terá 71 assentos, no lugar dos 69 que havia reunido anteriormente.
O partido Cidadãos, que estreou nas eleições de dezembro como um importante ator político, sofreu uma importante derrota, reduzindo seu número de deputados de 40 para 32.

Recomendados

As legislativas de dezembro resultaram em um Parlamento muito fragmentado e provocaram o fim do bipartidarismo, com a entrada em cena de dois novos partidos, Podemos e Cidadãos, que fizeram campanha com temas como o combate à corrupção e críticas à austeridade.

O comparecimento às urnas nas eleições de ontem foi de 51,17%, cerca de sete pontos percentuais menor do que em dezembro. A baixa taxa de participação já era esperada após seis meses de negociações infrutíferas entre os partidos políticos, seguidas da última eleição e o início das férias de verão no país.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos