Foco

OMS diz que 338 pessoas morreram em cidade síria de Aleppo nas últimas semanas

Confrontos na cidade síria ocupada de Aleppo mataram 338 pessoas nas últimas semanas, incluindo 106 crianças, e deixaram 846 feridos, sendo 251 crianças, disse nesta sexta-feira uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

«Estamos pedindo quatro coisas: parem com as mortes, parem ataques contra instituições de saúde, deixem os doentes e feridos saírem e deixem a ajuda entrar», disse o chefe de riscos de emergência e resposta humanitária da OMS, Rick Brennan, durante entrevista coletiva da ONU em Genebra. «A situação é realmente incomensurável», acrescentou.

Forças da Rússia e Síria iniciaram uma campanha para retomar um setor de Aleppo tomado por rebeldes neste mês, abandonando um cessar-fogo uma semana após o acordo que o criou.

Recomendados

Brenna disse não ter detalhes sobre os tipos de ferimentos, mas disse ser óbvio o que esperar.

«Haverá ferimentos de estilhaços, haverá ferimentos de explosões, haverá queimaduras, ferimentos de penetração na cabeça, peito e abdômen. Haverá membros perdidos, haverá fraturas. Os tipos de ferimentos são previsíveis.

Nenhum hospital tinha condições de receber centenas de pacientes de uma vez só, disse ele.

Brennan disse que a OMS possui suprimentos prontos há semanas para atender 140 mil pessoas, mas que a situação de segurança não permitiu a entrada de equipamentos médicos essenciais na cidade.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos