Foco

Ofensiva contra Estado Islâmico deixa 24 mortos no Iraque

O exército iraquiano entrou nesta segunda-feira na parte urbana de Falluja, localizada a cerca de 60 km da capital Bagdá, com apoio aéreo dos Estados Unidos. A cidade é dominada pelo EI (Estado Islâmico) há cerca de dois anos.

Tropas contra os terroristas cercavam o local há uma semana. A ONU (Organização das Nações Unidas) teme que as quase 50 mil pessoas que permanecem em Falluja, sem acesso a alimentos e água potável, possam ser utilizadas como escudos humanos durante confrontos nos próximos dias.

Apenas 3 mil moradores conseguiram fugir desde o início da ofensiva. Eles foram abrigados em campos para refugiados em áreas periféricas, mas que também possuem recursos escassos.

Recomendados

Em resposta ao avanço, Bagdá registrou ataques em três bairros com o uso de carro-bomba e suicidas com explosivos. Ao menos 24 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas, disseram fontes policiais e médicas. O EI reivindica a autoria dos ataques.

Os terroristas islâmicos controlam três grandes cidades na região: Falluja e Mossul, no Iraque, e Raqqa, na Síria, proclamada capital do califado.

Órgãos internacionais acreditam que Falluja abrigue cerca de 1 mil combatentes jihadistas, mas não se sabe qual a estrutura disponível para impedir o avanço das tropas de coalizão.

Em 2004, a cidade foi símbolo da insurgência sunita que combateu a ocupação norte-americana após a queda do presidente Saddam Hussein em 2003.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos