Foco

Observatório europeu divulga imagem inédita de Júpiter

Uma equipe da Universidade de Leicester, na Inglaterra, divulgou imagem inédita do planeta Júpiter, tirada  em parceria com o consórcio internacional ESO (Observatório Europeu do Sul, na sigla em inglês).

ANÚNCIO

Várias fotos foram feitas para ajudar no estudo do planeta antes da chegada da sonda espacial “Juno”, que atinge a atmosfera de Júpiter em julho, depois de cinco anos de uma viagem de cerca de 3 bilhões de quilômetros.

Colorida artificialmente, a imagem em infravermelho divulgada é resultado da seleção e combinação dos melhores registros obtidos pelo VLT (Very Large Telescope), do ESO, para subsidiar a missão da sonda.

Recomendados

“Estes mapas vão ajudar a definir o cenário que a ‘Juno’ vai testemunhar nos próximos meses”, informou Leigh Fletcher, um dos responsáveis pela imagem, ao site da ESO.

Capturar imagens nítidas através da atmosfera em constante mudança da Terra é um dos maiores desafios enfrentados pelos telescópios terrestres, informou o Observatório.

Glenn Orton, líder da campanha terrestre em apoio da missão de “Juno”, diz que “esforços combinados de uma equipe internacional de astrônomos amadores e profissionais ajudou a fornecer um conjunto de dados incrivelmente ricos durante os últimos oito meses”.

16 meses

Lançada pela Nasa em agosto de 2011, a “Juno” iniciará em 4 de julho uma missão científica de 16 meses com o objetivo de explicar o Sistema Solar a partir da origem e da evolução de Júpiter, o maior dos oito planetas.

A sonda fará uma série de voos a menos de 5 mil km da espessa camada nublada de Júpiter, batendo o recorde anterior de aproximação, de 1974 – 43 mil km  –, da sonda americana “Pioneer 11”.

Imagem feita por equipamento que consegue estudar a luz infravermelha | ESO/L.N. Fletcher/Damian Peach

Tags

Últimas Notícias