Foco

Obama inicia sua primeira visita presidencial ao Vietnã

Obama recebe flores ao desembarcar em Hanoi | Carlos Barria/reuters
Obama recebe flores ao desembarcar em Hanoi | Carlos Barria/reuters

Barack Obama começou neste domingo (22) sua primeira visita presidencial ao Vietnã. Ele foi recebido com flores e um tapete vermelho ao desembarcar no aeroporto de Hanoi. O objetivo da viagem de três dias, que começa oficialmente hoje, é transformar um antigo inimigo americano em um novo parceiro para contrabalancear os crescentes sinais de autoridade da China na região.

Esta é a terceira visita de um presidente americano ao país desde o fim da guerra do Vietnã em 1975. Os ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush já estiveram no território vietnamita em seus mandatos.

Recomendados

Obama irá se encontrará com dirigentes regionais e com o presidente vietnamita, Tran Dai Quang. O Vietnã é o primeiro destino do presidente em sua turnê pela Ásia, que terá dez paradas.

Quatro décadas após uma guerra que dividiu a opinião pública dos americanos, o chefe da Casa Branca busca fortalecer vínculos econômicos e de defesa com os governantes comunistas. Ele também deverá investir em assuntos ligados a direitos humanos.

Do Vietnã, o presidente segue na quarta-feira para o Japão, onde participa de cúpula do G-7 e realiza uma visita histórica a Hiroshima. Neste último ano de governo, Obama já esteve em Cuba, Arábia Saudita, Alemanha e Reino Unido. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos