Foco

Nasce no México primeiro bebê com DNA de três pessoas

Um grupo de cientistas anunciou o nascimento do primeiro bebê com DNA de três pessoas, fruto de uma nova técnica de fertilização in vitro. De acordo com a revista «New Scientist», a criança, batizada como Abrahim Hasan, tem cinco meses e nasceu no México, mas sob os cuidados da equipe do New Hope Fertility Center, de Nova York (EUA).

O novo procedimento para inseminação com DNA de três pessoas – do pai, da mãe e de uma doadora – é autorizado apenas no Reino Unido. No entanto, segundo o médico John Zhang, líder da equipe que realizou a fertilização, o México foi escolhido para o nascimento de Abrahim porque «não tem regras» a respeito dessa técnica.

O método é utilizado para prevenir as chamadas doenças mitocondriais passadas pelas mães e consiste em transferir o núcleo do óvulo de uma mulher portadora dessas patologias para o óvulo de uma doadora saudável, que depois será fertilizado pelo espermatozoide do pai. Contudo, a quantidade de genes transmitidos pela doadora é ínfima.

Recomendados

Os genitores do bebê são da Jordânia, porém foram até Nova York para engravidar, já que a mãe de Abrahim é portadora da síndrome de Leigh, distúrbio neurológico que afeta majoritariamente crianças e pode levá-las à morte.

Um vídeo (em inglês) mostra com foi feito o processo:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos