Foco

Morre aos 93 anos Shimon Peres, ex-presidente de Israel e Nobel da Paz

O ex-presidente de Israel Shimon Peres, um dos vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 1994, morreu em um hospital na quarta-feira aos 93 anos, duas semanas após sofrer um grave derrame.

Um manifestante pela paz no Oriente Médio que teve forte influência na política israelense por quase 70 anos, Peres foi homenageado por líderes mundiais e elogiado por seu engajamento incansável.

Apesar de muitas décadas de rivalidade com Peres, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, político de direita que derrotou o então Partido Trabalhista na eleição de 1996, elogiou-o como um corajoso e visionário homem de centro-esquerda.

Recomendados

«Houve muitas coisas que concordamos, e o número cresceu à medida que os anos passaram. Mas tivemos desentendimentos, uma parte natural da vida democrática», disse Netanyahu após realizar um minuto de silêncio em encontro de gabinete convocado após o anúncio da morte.

Peres trabalhou em uma dúzia de governos israelenses e foi primeiro-ministro mais de um vez, embora nunca tenha vencido uma eleição geral definitiva em cinco tentativas, de 1977 a 1996.

Posteriormente, ele serviu como presidente, uma função que é em maior parte cerimonial em Israel, de 2007 a 2014, antes de deixar o governo.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos