Foco

Hillary tem 5 pontos de vantagem sobre Trump, diz Reuters/Ipsos

A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, tem cinco pontos percentuais de vantagem sobre o republicano Donald Trump entre os prováveis eleitores, uma queda em relação aos 12 pontos de frente que ela chegou a ter neste mês, segundo pesquisa diária Reuters/Ipsos divulgada nesta sexta-feira.

O levantamento realizado entre os dias 22 e 25 de agosto apontou que 41 por cento dos prováveis eleitores apoiam Hillary antes da eleição de 8 de novembro, enquanto 36 por cento apoiam Trump. Cerca de 23 por cento não escolheriam nenhum dos dois candidatos e responderam «me recuso», «outro» ou «não votarei».

Hillary, ex-secretária de Estado, está à frente do empresário do setor imobiliário Trump nas pesquisas desde que os partidos Republicano e Democrata realizaram suas convenções nacionais e escolheram oficialmente seus candidatos em julho. O nível de apoio a ela tem variado entre 41 por cento e 45 por cento durante esse período, e vantagem dela sobre Trump na pesquisa diária chegou ao seu nível mais elevado, de 12 pontos, na terça-feira.

Recomendados

Durante a última semana, Hillary tem sido alvo de acusações lançadas por Trump, que ela tem negado, de que doações para a fundação de caridade da família da democrata influenciaram suas ações como secretária de Estado entre 2009 e 2013. Também voltaram a ser levantadas questões sobre o uso de um servidor e endereço de e-mails privados, em vez de um administrado pelo governo, durante seu período à frente do Departamento de Estado.

Ao mesmo tempo, Trump e Hillary tem concorrido para saber qual dos dois seria um melhor defensor para os afro-americanos e outras minorias, e Trump sinalizou que pode amenizar sua posição linha-dura sobre imigração.

Em outro levantamento Reuters/Ipsos que inclui candidatos de partidos menores e alternativos, Hillary lidera por uma margem menor. Cerca de 39 por cento dos prováveis eleitores apoiam Hillary neste levantamento, contra 36 por cento de Trump, 7 por cento para o candidato libertário Gary Johnson e 3 por cento para o postulante do Partido Verde Jill Stein.

Ambas as pesquisas foram feitas online e em inglês em todos os 50 Estados dos EUA. Foram ouvidos 1.154 prováveis eleitores e tem intervalo de credibilidade de 3 pontos percentuais.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos