Foco

Hillary Clinton e Donald Trump participam do primeiro debate ao vivo pela TV

Donald Trump, do Partido Republicano, e Hillary Clinton, do Partido Democrata, fazem hoje à noite o primeiro de três debates previstos entre os dois candidatos, no horário nobre, em transmissão ao vivo para todo o país, a partir da Universidade de Hofstra, em Long Island, Nova York. Os outros dois serão  em St. Louis (9 de outubro) e em  Las Vegas (19 de outubro).

ANÚNCIO

A população americana aguarda este primeiro debate com o mesmo entusiasmo que normalmente dedica à final de um campeonato esportivo. São estimados mais de 100 milhões de telespectadores, o que poderá se transformar em uma das maiores audiências de TV da história dos Estados Unidos. O primeiro enfrentamento ao vivo entre os dois adquiriu maior importância depois que a rede de televisão ABC News e o jornal “The Washington Post” divulgaram pesquisa em que Hillary Clinton está com apenas dois pontos percentuais de diferença em relação a Donald Trump na preferência do eleitorado, o que significa empate técnico.

Os candidatos terão ampla margem para explorar sobre a experiência de cada um no setor público, no caso de Hillary, e nos negócios, no caso de Donald Trump. O grande desafio a ser enfrentado por Trump no debate é convencer os telespectadores de que ele tem temperamento para ser presidente. Já o de Hillary é dar respostas simples para perguntas complicadas que provavelmente serão feitas pelo adversário

Recomendados

Nenhum deles, porém, poderá se vangloriar de ter vigor juvenil para o cargo, como Barack Obama, que, em janeiro de 2009, assumiu o primeiro mandato aos 47 anos de idade – o quinto mais jovem presidente da história (o primeiro foi Theodore Roosevelt, que se mudou para a Casa Branca aos 42 anos).

Donald Trump completou 70 anos em 14 de junho. Se eleito, será o presidente mais velho da história. Até agora, Ronald Reagan foi o mais idoso, completou 69 anos quando assumiu a presidência. Hillary Clinton, se ganhar as eleições, empatará com Reagan na idade, já que completará 69 anos daqui a um mês – em 26 de outubro. 

Tags

Últimas Notícias