Foco

Faltam apenas dois nomes para Donald Trump completar equipe

gabinete-TrumpO presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que toma posse nesta sexta-feira, já escolheu quem vai preencher 20 dos 22 cargos de seu gabinete. Faltam apenas os titulares da Secretaria da Agricultura e o conselheiro econômico.

De acordo com a Constituição americana, o papel dos titulares do gabinete é dar aconselhamento ao presidente. O gabinete é constituído pelo vice-presidente e pelos chefes de 22 secretarias (equivalentes aos ministérios no Brasil).

Como os chefes de secretaria precisam ter os nomes aprovados, o Senado está realizando nesta semana audiências para a confirmação dos titulares. Senadores democratas, embora sendo minoria, estão tentando derrubar alguns nomes.

Recomendados

Há outros cargos do governo que não precisam do aval do Congresso, como os de conselheiro sênior, estra tegista-chefe, chefe de Gabinete, conselheiro de Segurança Nacional, conselheiro do presidente, conselheiro superior,  conselheiro de Política Sênior, secretário de Imprensa e conselheiro da Casa Branca.

A imprensa norte-americana vem acompanhando com interesse a escolha dos nomes que vão ocupar os postos-chave do gabinete porque, por meio do perfil da pessoa escolhida, é possível saber como serão as políticas a serem implementadas no futuro e antecipar medidas do novo governo.

Nesta quarta-feira, Trump disse que não vai realocar a sala de imprensa da Casa Branca para um espaço maior, mas sim escolher os representantes da mídia que terão acesso a ela. “Não gosto de tuitar, mas vejo uma imprensa muito desonesta. E (tuitar) é a única forma que eu tenho para contra-atacar”.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos