Foco

Explosões em aeroporto de Istambul matam ao menos 36 na Turquia

Explosões deflagradas por três terroristas suicidas ontem no aeroporto internacional Atatürk, em Istambul (Turquia), deixaram ao menos 36 mortos e 147 feridos, segundo as autoridades. Mas há entre elas quem conte até 50 mortos. O atentado aconteceu às 21h50 (15h50 em Brasília) no setor de embarque internacional e foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Testemunhas relatam ainda ter havido troca de tiros entre policiais e terroristas. Algumas informações, porém, podem ser alteradas. O governo da Turquia dificulta a divulgação de notícias relacionadas a ações terroristas.

Cerca de cinco minutos após o ataque, chegou ao aeroporto – terceiro mais movimentado da Europa, atrás apenas de Heathrow (Londres) e Charles de Gaulle (Paris) – um voo da Turkish Airlines que havia partido de São Paulo.

Recomendados

A Bandnews FM falou com a brasileira Fernanda Gomes, que mora em Istambul e estava em casa na hora do ataque. Segundo Fernanda, uma amiga que foi ao aeroporto buscar parentes chegados no voo de São Paulo contou que todos desembarcaram bem, mas acabaram impedidos de deixar o terminal. O governo brasileiro condenou o ataque e prestou solidariedade à população e ao governo turco.

Sexto desde dezembro

O atentado desta terça-feira foi o sexto em Istambul desde dezembro de 2015. O último ocorreu em 7 de junho, quando ao menos 11 pessoas morreram e mais de 36 ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba no centro da cidade. 

Leia também
Voo vindo do Brasil pousou em Istambul pouco antes das explosões

No Youtube, um vídeo publicado mostra o momento da explosão no interior do aeroporto. Confira:

Outra filmagem mostra a correria no aeroporto logo após o ataque. Assista:

Uma terceira gravação registra o que seria um dos terroristas caindo ao chão e se explodindo após ser rendido por um homem que parece estar armado. Veja:

Uma testemunha relatou à CNN turca que tiros foram ouvidos em um estacionamento do aeroporto.

Táxis chegaram a transportar os feridos para hospitais da região. Veja:

As autoridades de telecomunicações do país proibiram a divulgação de imagens que mostrem a cena do ataque, um tipo de censura recorrente na Turquia em caso de ações terroristas.

Nos últimos meses, o grupo Falcões pela Libertação do Curdistão (TAK) realizou diversos atentados em solo turco. Suas atividades são motivo de controvérsia, já que alguns acreditam que o TAK é apenas uma franja do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a mais ativa organização militante curda, enquanto outros defendem que ele é totalmente independente.

Com 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior etnia sem Estado próprio em todo o mundo.

Eles reclamam soberania sobre um território que cobre majoritariamente o Sudeste da Turquia e o Norte do Iraque e da Síria. Estima-se que o conflito de décadas com Ancara já tenha deixado mais de 40 mil mortos.

O professor de RI da FAAP, Marcus Vinícius de Freitas, explicou à Band News TV o porque da Turquia ser alvo de mais um ataque.

[metrogallerymaker id=»981″]

Onde fica Istambul:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos