Foco

Em dia de protestos, oposição venezuelana convoca greve geral

 | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
| Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Milhares de pessoas foram às ruas em várias cidades da Venezuela nessa quarta-feira (26) para exigir que seja feito um referendo revogatório contra o presidente do país, Nicolás Maduro. Os protestos, que são chamados de «Toma de Venezuela», foram organizados pela oposição depois que o processo de coleta das assinaturas para a convocação da consulta contra o político foi suspensa pelo Conselho Nacional Eleitoral do país (CNE). A informação é da Agência Ansa.

Além das manifestações, que reuniram em Caracas milhares de pessoas em frente ao Palácio Miraflores, sede do governo venezuelano, o secretário executivo da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, convocou uma greve geral no país para esta sexta-feira (28) e pediu que os venezuelanos «fiquem em casa» na data.

Se mesmo com a greve, Maduro não quiser «retornar à ordem constitucional», ou seja, revogar a decisão de suspender o referendo, o governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, disse que será marcada uma marcha até o Palácio de Miraflores no dia 3 de novembro. Os protestos de ontem ocorreram há apenas um dia de decisão da Assembleia Nacional venezuelana de abrir processo «político e legal» contra Maduro.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos