Foco

Árvore genealógica do Homo Sapiens perde um ramo

Um estudo informou que a espécie «Australopithecus sediba», que acreditava ser o ancestral mais próximo dos humanos na árvore genealógica do Homo Sapiens, na verdade não é, segundo publicação da revista «Science».

Liderado pelo paleantropólogo Bill Kimbel, da Universidade do Arizona, a análise de fósseis concluiu que o «Australopithecus sediba», cujos fósseis foram descobertos em Malapa, na África do Sul, em 2008, está mais perto dos hominídeos.

A pesquisa dos restos do «Australopithecus sediba» indica que este era muito jovem para ser considerado um antepassado do homem. O estudo mostrou que o esqueleto ainda estava em formação e, consequentemente, muito indefinido para permitir qualquer tipo de conclusão.

Recomendados

Segundo os dados, a reconstrução é muito difícil porque os restos mais antigos de uma espécie de Homo datam de 2,9 milhões de anos atrás e são muito incompletos.

Só em 2013, seis artigos publicados apontou a espécie como o progenitor mais perto dos seres humanos na escala evolutiva. No entanto, os novos dados apresentados pela associação norte-americana de antropologia física apresentaram um quadro completamente diferente.

Segundo o pesquisador Yoel Rak, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, os traços faciais da espécie poderia mudar radicalmente na fase adulta, assim como aconteceu com o «Austrapithecus africanus». No entanto, a única maneira de confirmar as informações é tentar descobrir novos fósseis de um «Australopithecus sediba» adulto.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos