Foco

Arqueólogos identificam múmia de rainha egípcia Nefertari

Um grupo de arqueólogos anunciou nesta terça-feira (6) ter identificado a múmia da rainha egípcia Nefertari. De acordo com os especialistas, estão no Museu Egípcio de Turim, na Itália, as pernas de uma das monarcas mais célebres do Antigo Egito.

O estudo foi realizado por arqueólogos internacionais sob coordenação da Universidade de York, no Reino Unido, e publicado no «Plos One». Nefertari foi esposa de Ramsés II, faraó do Egito, e nasceu aproximadamente 1.290 a.C. Sua morte ocorreu em 1.254 a.C.

Leia mais:
Beyoncé lidera indicações ao Grammy 2017; veja lista das principais categorias
Morre o ator Van Williams, o Besouro Verde da série de TV dos anos 1960

Recomendados

Segundo os especialistas, as pernas de Nefertari estão consevados em uma urna. Foram realizados exames químicos, análises antropológicas e datações de carbono para identificar o corpo, cujos indícios apontavam para uma mulher de 40 anos de idade.

O material usado para embalsamar as pernas também corresponde aos métodos usados em mumificações. O corpo tinha sido encontrado em uma tumba no Vale das Rainhas, em 1904, pelo arqueólogo italiano Ernesto Schiaparelli.

O local também contava com outros restos mortais que foram enviados para o Museu Egípcio de Turim. No entanto, apenas recentementes foram iniciados estudos para constatar se o corpo pertencia à rainha Nefertari.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos