Colunistas

Vai montar negócio próprio? Precisa dos recursos certos!

Marcos-SilvestreRecursos para empreender. Não há bom atirador se não houver bala na agulha da arma. Por mais genial que o empreendedor seja, ele não será milagreiro. Para estabelecer seu negócio próprio, precisará de gente, de instalações, de mercadorias e de suprimentos, de caixa e de tecnologia para fazer seu business virar. Para a maior parte das pessoas que tentarão colocar um novo negócio de pé, recurso é um assunto delicado, devido à óbvia escassez e às limitações daquilo que se tem à disposição na largada.

ANÚNCIO

Com quem empreender? Você pretende atuar como profissional-empresa? Pensa em contar com a ajuda de um ou mais sócios? Considera a hipótese de contratar colaboradores? Uma coisa é fato: sem gente (e boa!) para trabalhar, não haverá negócio. Para obter sucesso no negócio próprio, os recursos humanos serão sempre mais importantes que os recursos materiais, financeiros ou tecnológicos. E por um motivo bem simples: são os profissionais da empresa – os recursos humanos! – que arrecadam, combinam, gerenciam e criam todos os demais recursos na direção dos resultados almejados.

As pessoas certas! Já pude observar casos de novos negócios que começaram bem capitalizados, com estrutura física invejável, recursos tecnológicos de última geração, mas não evoluíram por problemas relacionados a recursos humanos deficientes, profissionais com defasagens, equipes dessincronizadas… Empreendedor: cuide direito do lado “gente” do seu negócio, e esteja certo que tudo mais florescerá!

Recomendados

Com quanto empreender? Você já calculou quais serão os capitais necessários para fazer seu novo negócio deslanchar? Quando o assunto é negócio próprio, a quantia certa de dinheiro poderá, sim, “comprar felicidade”, ou seja, seu capital empresarial poderá lhe ser útil para adquirir as condições necessárias para fazer o que tem de ser feito, e fazer bem feito! O dinheiro em si não é uma força concreta, mas ele poderá adquirir recursos materiais dos melhores, recursos tecnológicos dos mais evoluídos, e ainda lhe permitirá contratar e motivar recursos humanos de alta performance.

A grana certa! Não se engane: para fazer negócio, é necessário dinheiro… mas negócio bom (acertado e bem tocado) também faz dinheiro! Pode ser mais, pode ser menos, conforme o ramo, a região e a época. No entanto, a grana sempre volta em quantias bem razoáveis em um negócio bem planejado.

Tags

Últimas Notícias