Colunistas

Vergonha não é prender, e sim roubar

colunista  jose-luiz-datena

Na política, quando se tem alguma dúvida sobre o que fazer, é melhor não fazer coisa alguma… Quando se está em dúvida sobre o que dizer, melhor é falar o que pensa, a verdade. A frase, claro, não é minha, mas de um dos maiores articulistas, corajosos e grande estadista, símbolo da resistência na Segunda Guerra Mundial, que nos livrou do execrável regime nazista, Winston Churchill, que depois disto até perdeu eleição, mas passou para a história como um dos maiores personagens do século 20.

Ao contrário de muitos do nosso passado recente que foram pegos na mentira, roubando o dinheiro do povo, seu dinheiro. Parece que para esses vilões não basta o poder que já vem carregado de uma série de mordomias. Quantos não têm muita grana e na verdade só queriam o poder? Por isso não tenho pena de quem vai preso por assaltar os cofres públicos de um país de milhões de desempregados, ou miseráveis mesmo que morrem à míngua nos corredores dos hospitais. Crianças pedindo esmola nos sinais, enquanto o pai embriagado bate na mãe. Um caldo de cultura que esses canalhas fingem não ter nada a ver com eles e sua roubalheira sem fim. São presos legitimamente, na maioria das vezes, culpam a polícia ou a Justiça por desmandos, quando na verdade são criminosos em larga escala com menos honra que ladrões pés de chinelo ou ainda piores e organizados como o crime de facções que infesta o Brasil.

O que me causa espanto é que, mesmo com denúncias e prisões cada vez mais frequentes, continua o descaramento como esses Gedeis da vida tentando nos empurrar na calada da madrugada que caixa 2 não é crime. Pode não ser na ética dele e de seus pares, na maioria corruptos sem vergonha. Não basta delação premiada e devolver alguns trocados dos milhões que roubaram. Tem que aplicar pena pecuniária, tomar tudo o que o vagabundo levou, prendê-lo onde estiver e depois de legitimamente julgado, além de deixar seu bolso vazio, jogá-lo na cadeia. Fora disso, não tem jeito, me ajuda aí.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos