Colunistas

Proibido ficar velho

colunista  jose-luiz-datena

ANÚNCIO

Pode não parecer, mas no Brasil é proibido envelhecer, se aposentar.

Na maioria dos países do mundo, ter o rosto marcado pelas rugas do trabalho significa ter construído parte da história do seu povo. Você é respeitado como cidadão sábio que colocou um tijolinho no edifício da sua nação.

Recomendados

Aqui o governo te vê como estorvo e, em vez de ganhar um prêmio pelos serviços prestados, te dão uma esmola chamada aposentadoria, que se usar para comer não tem dinheiro para comprar remédio. Aliás é proibido ficar doente. Velho no sistema público de saúde é caixão.

Quando fazia esportes com o Luciano do Valle, viajei o mundo inteiro com uma equipe fantástica e notava grupos de pessoas de várias nacionalidades, formados por aposentados que, reconhecida sua importância, podiam na sua velhice fazer turismo pelo planeta com o patrocínio de seus países de origem.

Aqui aposentado nem no transporte coletivo é respeitado. Quantos não ficam em pé enquanto jovens fingem estar dormindo no conforto do banco.

Quando falam em melhorar o rendimento do velhinho, argumentam que a Previdência vai quebrar. O que quebra a Previdência não é trabalhador comum, mas as aposentadorias inchadas dos marajás de sempre ou os golpistas que metem a mão no dinheiro público.

Este é um país em que não se pode envelhecer sem um mínimo de dinheiro e mesmo assim se guardar além do limite é perigoso a família dar o bote no que você guardou a vida inteira e, claro, dar uma passagem só de ida para a casa de repouso, que nada mais é que asilo mesmo, só que de rico.

Dizem que não devemos temer o futuro, viver sempre o presente, mas se o infarto não te salvar de viver mais neste lugar, bem que poderia ser um filme de terror e daqueles que te fazem acordar a noite suado de pesadelo.

Mais que as dores da velhice, machuca o descaso, machuca o esquecimento, machuca o abandono. O choro solitário de lágrimas quase secas como os rios do árido sertão. Mas não esqueça meu jovem que lê essas trêmulas palavras: um dia nos encontramos lá. Na velhice.

Tags

Últimas Notícias