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Salgadinhos

João Faria colunista grande twitterOs snacks ainda são pouco consumidos no Brasil quando comparado com outros países. Entretanto, entre uma refeição e outra ou durante o momento de lazer, o  brasileiro entra no mundo dos variados sabores de salgadinhos oferecidos nos pontos de venda. As embalagens também são consideradas fundamentais para a comunicação com o consumidor final. Para Marcela Martiano, diretora de trade da PepsiCo Brasil, “os snacks também são versáteis, pois podem ser consumidos tanto por uma única pessoa quanto compartilhado entre os amigos  em momentos de descontração”. Acompanhe a entrevista com a executiva.

Como você avalia o mercado brasileiro de salgadinhos? 

Um mercado em forte expansão, mas ainda com muita oportunidade de crescimento, visto que o Brasil tem um consumo per capta considerado baixo. Países como EUA, por exemplo, consomem até sete vezes mais salgadinhos do que o do Brasil. Quando consideramos a América Latina,  temos também países como Colômbia, em que o consumo de snacks é duas vezes maior do que aqui.

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Qual a importância da embalagem para categoria?  

Marcela Martiano

Extremamente relevante, primeiro porque conveniência é uma das grandes funções do salgadinho – está pronto para comer e levar para qualquer lugar. Depois, porque grande parte do consumo de salgadinho é por impulso, ou seja, uma embalagem  convidativa e com boa comunicação, atrai o consumidor para a categoria.

Quais são as principais ocasiões de consumo?

Salgadinhos são os grandes aliados em momentos de pausa entre as principais refeições e as ocasiões de consumo geralmente acontecem na hora da fome, a qualquer instante do dia. Esses snacks também são versáteis, pois podem ser consumidos tanto por uma única pessoa quanto  compartilhado entre os amigos, em momentos de descontração.

Que estratégia de marketing a empresa adota no Brasil para as suas marcas?

Nossas marcas falam com diferentes perfis de consumidores em diversos tipos de ocasiões. Cada uma de nossas marcas tem seu target específico. Nosso objetivo como empresa líder nesse segmento é oferecer às pessoas uma prazerosa experiência de consumo, trazendo sempre ações engajadoras e inovações, seja por meio do patrocínio a um show, no ponto de venda, ou mesmo através de uma promoção.

João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã

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