As estratégias de marketing na indústria de alimentos vêm ganhando mais espaço na mídia. Para agradar o paladar do brasileiro, o setor busca oferecer entretenimento e informação no diálogo com os consumidores. A coluna conversa com a Fabíola Menezes, diretora de marketing da Seara.
Como você avalia a comunicação e o marketing do setor?
Trabalho na indústria de alimentos há mais de 7 anos, por isso tenho visto diversos movimentos em relação ao amadurecimento tanto na comunicação, quanto no marketing do setor. E não é apenas isso, o consumidor mudou, está mais exigente, busca mais informações sobre a empresa, seus processos, além dos produtos. Todas as condutas são analisadas hoje em dia em diversas esferas, e a comunicação tem um papel fundamental no DNA que a empresa passa aos seus funcionários e consumidores, além disso, a transparência em operações e produção são muito importantes para transmitir credibilidade à marca e ao produto.
Recomendados
Gari devolve Iphone ao dono após encontrar o aparelho no chão
Litoral de São Paulo registrou sensação de calor de 47ºC, diz Climatempo
Já ouviu falar de ansiedade climática?
Como as marcas procuram se aproximar dos consumidores?
Fabíola Menezes
A Seara busca manter diversos canais de comunicação com seus consumidores. Além dos canais tradicionais como SAC e mídias sociais, nós buscamos inputs para nossos produtos e ações com os nossos próprios consumidores através da realização de pesquisas/focus group para testar a aceitação de linhas novas ou campanhas. Também estamos conectados com as tendências mundiais de alimentação.
E as mudanças na identidade visual da marca?
Fizemos pesquisas com o consumidor para entender exatamente os pontos que poderiam ser melhorados na nossa comunicação visual. Com base nessas pesquisas, trouxemos a modernização da logomarca e a padronização das embalagens. Essas mudanças dão continuidade à estratégia de reposicionamento da marca Seara, iniciada há 3 anos, e celebram o novo ciclo da empresa, que vem surpreendendo com qualidade e inovação e, agora, também prometem surpreender com a nova identidade. A embalagem é essencial no marketing de ponto de venda.
Qual a proposta da ação com o Alex Atala?
É prestar um grande serviço ao consumidor com informações sobre tudo que envolve o frango, desde a origem, os processos de produção, as variedades de produto, dicas de preparo e receitas com especialistas. Com esta iniciativa, a Seara irá liderar a comunicação com o consumidor sobre este tema. A plataforma também reforça o posicionamento da marca como uma das líderes do mercado de carne de frango no Brasil. O objetivo é informar e melhorar a experiência de consumo de frango.
João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã