Colunistas

Um coração brasileiro e colombiano

Helio CastronevesOlá pessoal, tudo bem?

Hoje eu vou pedir licença para não falar de automobilismo. Vou dedicar a coluna para falar de saudade e solidariedade.

Era noite de segunda-feira aqui nos Estados Unidos e já madrugada de terça-feira no Brasil quando o mundo todo ficou chocado com o acidente aéreo que aconteceu pertinho de Medellín, na semana passada. Foi uma tragédia que vitimou praticamente todo o time do Chapecoense, formado basicamente por atletas muito jovens, comissão técnica, jornalistas, tripulação e convidados. Nada menos do que 71 pessoas perderam a vida, deixando para trás famílias e amigos, num misto de desespero e dor profunda.

Recomendados

O time do Chapecoense seguia à Colômbia para disputar com o Nacional a primeira partida da final da Copa Sul-americana, com ambos os times vivendo momentos especiais. Se o representante da queridíssima cidade de Chapecó chegava à sua primeira final internacional, para o time de Medellín seguia para mais uma final, pouco antes de partir para o Japão, onde vai disputar, agora em dezembro, o título do Mundial de Clubes.

Mas apesar da dor profunda, tenho certeza que, assim como o meu, os corações de todos os brasileiros e amantes do esporte ficaram enternecidos com a demonstração de carinho e solidariedade de todo o povo colombiano, da gente de Medellín e do Nacional. Confesso que chorei ao ver tanto acolhimento num momento tão difícil, mas também quero dizer que não é de hoje que conheço o maravilhoso povo da Colômbia.

Desde que o Juan Pablo Montoya me convidou para participar pela primeira vez da corrida de kart anual beneficente que ele organiza em diversas cidades do país, tenho ido à Colômbia com frequência. Foi lá que conheci a Adriana, minha mulher.

Por tudo isso, a Colômbia passou a fazer parte da minha vida de forma intensa e bem antes dessa tragédia eu já tinha tido a oportunidade de sentir toda a hospitalidade de seu povo. Mas mesmo considerando o colombiano como um povo irmão, nunca imaginei que a dimensão disso fosse tão gigantesca como a que vimos na semana passada.

É por isso que quero dedicar um agradecimento especial por tudo que fizeram pelos brasileiros, e também dedicar as minhas orações às famílias, que mais do que nunca precisam do amparo de todos. Tenho certeza que o Pai já acolheu todos esses Heróis da melhor maneira possível e que cada um deles está amparando as famílias e a maravilhosa torcida do Chapecoense.

Se meu coração já tinha um lugar especial reservado aos colombianos, agora abraça também a Chapecoense e o Nacional de Medellín.

Um abraço a todos e até semana que vem.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos