Colunistas

Hérnia de disco

GUSTAVO DANTAS com nome

Hérnia de disco é um termo muito utilizado no meio médico. O que vem a ser uma hérnia de disco e quais sintomas ela poderá causar? O disco intervertebral é uma estrutura fibroelástica rica em tecido colágeno com núcleo mais gelatinoso e periferia mais densa e organizada, está presente entre cada osso da coluna vertebral. Sua função é amortecer o impacto e auxiliar a estabilidade dos ossos da coluna.
A hérnia de disco ocorre quando o conteúdo gelatinoso do disco intervertebral extravasa do seu interior por uma ruptura no seu envoltório fibroso, comprimindo as raízes nervosas da medula. Degeneração natural do disco associada a sobrepeso, má postura e esforço são fatores causais. Os homens são mais acometidos, comumente na terceira e quarta décadas de vida.

As regiões da coluna mais afetadas por uma hérnia discal são as colunas lombar e cervical, nas regiões de transição, onde há mais mobilidade. As raízes nervosas que emergem da medula ao contato com o disco herniado sofrem compressão, o que desencadeia processo inflamatório determinante no processo doloroso.

Recomendados

O sintoma dependerá do nível acometido pela hérnia. Na coluna lombar uma hérnia discal poderá provocar dor local, nos glúteos e nos membros inferiores. A raiz nervosa “inflamada” irá se unir as outras raízes para formar o nervo ciático. A dor costuma ser unilateral e chamada de dor ciática ou ciatalgia. Na região cervical a dor poderá ser local , nos ombros , braços e até nas mãos, dependendo da raiz nervosa acometida. A intensidade da dor poderá ser leve em alguns casos, ou tão intensa que prejudica o sono. Pode durar poucos dias ou até meses.
Alteração de sensibilidade nos membros, formigamento com ou sem perda da força muscular poderá ocorrer em casos de hérnias maiores e compressivas.

O diagnóstico é feito com base na história clínica e exame físico com uma propedêutica adequada. A visualização da hérnia se faz com exames de imagem complementares através da ressonância magnética.

O tratamento com repouso inicial e medicações anti-inflamatórias, analgésicas e anti-neuríticas é recomendado. Fisioterapia e manipulações podem ajudar em crises agudas com contratura muscular associada. A maioria dos pacientes se recupera dentro das primeiras semanas.

Quando não houver melhora com medicação, as crises tornarem-se frequentes e sem intervalos de alívio e os sintomas urinários e disfunção sexual ocorrerem teremos a necessidade de abordagem cirúrgica para descompressão nos nervos acometidos.

 

Ortopedista, membro da Soc. Bras. de Ortopedia e Traumatologia, da Soc. Bras. de Cirurgia de Joelho,, da Soc. Intern. de Artroscopia e Cirurgia do Esporte, Ex-Fellow em Cirurgia do Esporte, na Clinique Paul Santy , em Lyon, França. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos