Foco

Vai viajar no Carnaval? Hoje é último dia para se vacinar contra febre amarela

Se você vai viajar no Carnaval para uma área com recomendação de vacinação contra a febre amarela, atenção: esta quarta é o último dia para se vacinar contra a doença. Isso porque ela deve ser tomada com dez dias de antecedência à viagem.

Além das áreas permanentes de recomendação para vacinação, o Ministério da Saúde colocou algumas cidades no sul da Bahia, no Espírito Santo e no norte do Rio como regiões com orientação temporária para imunização contra a doença (veja mapa).

Mas não é só quem vai para áreas sob risco que precisa tomar a dose ou tirar o certificado de vacinação. Mais de 150 países, a maioria na América do Sul e Central, África e Ásia, exigem a vacinação de brasileiros.

Recomendados

Nesta semana, mais quatro países passaram a pedir o certificado de imunização de visitantes que saem do Brasil: Panamá, Nicarágua, Venezuela e Cuba.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, adultos que nunca se vacinaram precisam apenas de duas doses na vida, com intervalo de dez anos entre elas.

“É importante destacar que a vacina está indicada apenas para quem precisa, ou seja, quem mora ou vai se deslocar para as áreas de risco”, orienta Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.

Números

Até terça-feira, segundo o Ministério da Saúde, 234 casos de febre amarela tinham sido confirmados no país. A maior parte deles está em Minas Gerais: 205. Os demais aparecem como do Espírito Santo, com 25, e São Paulo, com quatro. Das 197 mortes notificadas, 80 foram confirmadas para a doença até o momento.

A pasta divulgou ontem que vai repassar R$ 40 milhões às cidades mais afetadas pela febre amarela no país, dos quais R$ 13,8 milhões a 256 municípios de cinco Estados (MG, ES, RJ, BA e SP).  

vacina febre amarela arte

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos