Foco

Santo André, na Grande SP, vai refazer grafite da Santos Dumont

Enquanto em São Paulo o maior mural de arte urbana da América Latina foi pintado de cinza pelo prefeito João Doria (PSDB) na avenida 23 de Maio, o grafite da avenida Santos Dumont, no bairro Casa Branca, em Santo André, será revitalizado.

A prefeitura informou que já solicitou projeto a um artista andreense especializado em arte de rua, que deve agregar outros grafiteiros da cidade para fazer a renovação do muro da via. Segundo a administração municipal, a entrega do detalhamento da ação deve ocorrer até o final deste mês e passará por apreciação do Executivo.  Ainda não há previsão de data para que as pinturas do local sejam refeitas.

O mural no bairro Casa Branca foi feito em maio de 2015, durante a gestão do ex-prefeito Carlos Grana (PT). A ação foi batizada de “Santo André Cidade Graffiti – Mostra de Graffiti no Viaduto Santos Dumont”.  Na ocasião, a prefeitura abriu edital para inscrição de interessados no projeto e selecionou 27 artistas. Cada um deles teve aproximadamente 10 metros de comprimento e 3,5 metros de altura para realizar a intervenção artística.

Recomendados

Entre as regras estipuladas pela gestão passada, estavam a obrigatoriedade de obras de autoria própria. O conteúdo da arte ficou sob responsabilidade de cada grafiteiro. Os trabalhos selecionados receberam prêmio de R$ 1 mil.

Segundo a prefeitura, os 500 metros de extensão, com média de 5,5 metros de altura sob o viaduto Santos Dumont, abrigam a maior expressão em grafite de Santo André.

Quando o mural foi inaugurado, o atual prefeito Paulinho Serra (PSDB), que à época era secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, disse que a ação ajudaria a evitar pichações no local. “Vamos estudar a possibilidade de estender para outros corredores porque é saudável para a cidade”, disse Paulinho na ocasião – dois meses depois ele deixou o governo Grana para se lançar candidato ao Paço pelo PSDB.

Foram pintados novos grafites também nos muros da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos