Foco

Ranking coloca UFABC como 4ª melhor universidade do Brasil

A UFABC (Universidade Federal do ABC) foi colocada como a quarta melhor universidade do Brasil em ranking feito pelo US News, portal online dos Estados Unidos que avalia anualmente as entidades de ensino superior pelo mundo.

ANÚNCIO

O portal publicou a lista de acordo com o desempenho em pesquisa e a reputação acadêmica. Para definir as posições, o levantamento analisou indicadores como as reputações global e regional em pesquisa, publicações, livros, conferências e impacto da citação normalizada.
Leia também:
Serviços de emergência são inundados por trotes em BH
Calero diz que conversa gravada com Temer foi apenas protocolar

A universidade da região recebeu a nota 51,5 no total. No indicador  “colaboração internacional” a UFABC ficou com a quarta posição nacional e o sexto lugar global. Entre as instituições latino-americanas, a instituição de ensino ficou entre as dez melhores do continente, obtendo o nono lugar. A Universidade alcançou a posição 459 posição global no ranking geral.

Recomendados

No Brasil, a UFABC ficou atrás somente da USP (Universidade São Paulo), que lidera o ranking nacional, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a segunda, e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) , a terceira. Porém, a universidade da região fica a frente de tradicionais instituições de ensino, como as federais de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Não é a primeira vez que a UFABC fica bem colocada em lista internacional neste ano. Ranking divulgado em setembro  pela THE (Times Higher Education) – entidade dos Estados Unidos que também avalia universidades -, coloca a instituição da região entre a 601ª e 800ª posição mundial. Entre as brasileiras, fica atrás só da e da Unicamp. 

Tags

Últimas Notícias