Foco

Quadrilha desbloqueia e vende celulares roubados em SP

Uma quadrilha especializada em desbloquear e vender celulares roubados age em plena luz do dia em frente a uma delegacia, no centro da cidade.

A reportagem da Rádio Bandeirantes identificou um dos envolvidos que, em apenas uma hora, diz que consegue adulterar o chamado Imei e fazer o aparelho voltar a funcionar.

O preço do “serviço”? R$ 180 a R$ 200. E o criminoso diz que faz  mesmo sabendo que o celular é roubado. E mais: garantiu à reportagem que isso não causa problema para quem pede.

Recomendados

“Poder não pode [desbloquear o Imei do aparelho roubado], mas ‘nóis gosta’ do proibido”, disse um dos envolvidos durante abordagem gravada pela reportagem. O emissário fica no meio da rua negociando o serviço e leva os interessados ao local onde o desbloqueio é executado. Nem a proximidade com o 3º DP, na rua Aurora, o intimida.

O Imei é o número que identifica o aparelho de celular e funciona como se fosse o chassi de um carro. No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública passou a incluir o número do Imei na hora de fazer boletim de ocorrência de roubo e furto de celular.

Além do bloqueio da linha, o registro de que o celular foi roubado ajuda a isentar o dono oficial do aparelho em caso de que ele seja usado para algum crime.

Segundo dados da própria polícia de São Paulo, em todo o Estado, 537 celulares são roubados em média por dia.

Polícia

O delegado seccional da área, Marco Antonio Paula Santos, disse que a polícia vai agir “de imediato” para identificar os criminosos.

Mas, para ele, é necessário a população colaborar também, não comprando celulares roubados.  

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos