Foco

Prefeitura de São Paulo avalia como melhorar folia no Carnaval

Para evitar cenas como as da tarde de sábado, quando avenidas foram tomadas pelo triplo de foliões em blocos de rua em relação ao previsto, a prefeitura vai avaliar hoje medidas para melhorar a organização.

A própria prefeitura viu falhas na organização e promete melhorar para o próximo fim de semana.

Leia mais:
Em SP, pré-carnaval atraiu multidões, mas teve falhas de organização
Carnaval dos deputados será de duas semanas

Recomendados

Ao todo, segundo a prefeitura, foram 614 toneladas de lixo recolhido nos locais onde desfilaram os 174 blocos do primeiro final de semana. Trânsito e transporte público foram fiscalizados por 1,3 mil agentes.

Segundo o secretário municipal de Cultura, André Sturm, hoje a prefeitura deve fazer uma reunião para avaliar o último fim de semana e organizar as ações do próximo. Ele adiantou que especialmente a questão de orientação de trânsito estará mais estruturada, com faixas mais específicas para orientar os motoristas.

Para Sturm, o crescimento do Carnaval paulistano pode torná-lo inviável no futuro, tornando necessário talvez limitar o total de seguidores dos blocos.

Pinheiros
Apesar do caos visto sábado e do lixo nas ruas na manhã de domingo, ontem moradores e comerciantes de Pinheiros e Vila Madalena, na zona oeste, por onde passaram a maioria dos blocos, avaliaram que a organização deste ano foi melhor do que a do ano passado. Mas se preparam para o pior no próximo fim de semana.

“Mesmo quando os bares fecharam as pessoas continuaram na rua, mas mesmo assim o lixo diminuiu muito”, elogiou o comerciante Maximino Corrêa, 62 anos, morador do bairro.
Apesar de avaliar que a organização estava pior, Fatima Silva, 31 anos, que trabalha em uma pastelaria na rua Teodoro Sampaio, teve o que comemorar. “Estava mais desorganizado e mais cheio do que no ano passado, mas vendemos muito.”

O engenheiro Adriano Machado, 54 anos, disse que o fim de semana foi tranquilo –ele até esperava mais lixo nas ruas–, mas se prepara para dias piores: “O próximo fim de semana deve ser muito mais complicado, porque é Carnaval de verdade”.

Dois blocos desfilam hoje no centro e zona oeste
Dando continuidade ao pré-Carnaval, dois blocos desfilam hoje na cidade. Amanhã serão mais dois, e quatro desfilarão na quinta-feira.

O bloco Caras Pintadas, organizado pela Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), vai desfilar no centro. A música fica por conta da banda Foliões da Pauliceia.

Já na zona oeste, o Cordão Bibitantã vai às ruas pela terceira e última vez no Carnaval deste ano.

Programação: hoje!
•    Cordão Bibitantã
Concentração às 14h, no Cecco Ibirapuera. Av. 4º Centenário, portão 5 – Butantã (zona oeste)

•    Bloco Umes Caras Pintadas
Concentração às 17h.Rua Rui Barbosa, nº 323 – Bela Vista (centro)

Veja a lista completa dos blocos do Carnaval aqui! 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos