Foco

Paulistano perde 108 horas por ano por causa dos congestionamentos

Os paulistanos perderam em média 108 horas no ano passado por causa dos congestionamentos na cidade em relação ao tempo que passariam no trânsito se ele fluísse sem paradas, segundo medição do Índice TomTom de Tráfego.

Por dia, a perda média é de 28 minutos extras.

Com isso, quem estava no trânsito da cidade levou 30% a mais de tempo para se deslocar, segundo o levantamento da  empresa de sistemas de navegação – no ano anterior, era 29% a mais. A capital paulista aparece na quinta colocação entre as de maior congestionamento no Brasil (veja quadro).

Recomendados

As medições da TomTom apontam curiosidades: às segundas e terças-feiras, em média, o pico das manhãs ocorre entre as 8h e as 9h, e nos outros três dias úteis, das 9h às 10h; as quartas-feiras são os dias com menor tempo extra no congestionamento de manhã (39%) e as terças, os de menor tráfego à tarde.

Dentre as medidas que estão sendo tomadas para melhorar a fluidez do trânsito, a Secretaria de Mobilidade e Transportes citou o programa que permite que carros com dois ou mais ocupantes trafeguem por faixas de ônibus em alguns horários, implantado no viaduto Plínio de Queiroz (centro).

 

arte-transito

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos