Foco

Luiz Abi é condenado na Operação Voldemort, em Curitiba

Luiz Abi Antoun, parente do governador Beto Richa (PSDB), foi condenado a oito anos e cinco meses de prisão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado. A sentença foi proferida nesta segunda-feira pelo juiz Juliano Nanuncio, da 3ª Vara Criminal de Londrina, que considerou Abi foi como o chefe de um esquema que fraudou uma licitação do governo do Estado, para manutenção de veículos oficiais.

O empresário foi condenado pelos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e fraude à licitação. A pena total chegou aos 13 anos, sendo 5 anos de detenção, estes a serem cumpridos inicialmente em regime semiaberto.

Também foram condenados o ex-diretor do Deto (Departamento de Transporte Oficial), Ernani Augusto Delicato; um sócio de Abi na empresa KLM, Roberto Tsuneda; Ismar Ieger, considerado ‘laranja’ na oficina mecânica Providence; o empresário Paulo Roberto Midauar; o advogado José Carlos Luca e o policial militar Ricardo Baptista da Silva.

Recomendados

O esquema foi desvendado pela Operação Voldemort, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de  Combate ao Crime Organizado), em março do ano passado.

Na sentença primeira do caso, o juiz Juliano Nanuncio  afirma que Abi usou o ‘seu capital e influência política para enriquecer-se em prejuízo ao erário, fraudando certames públicos e superfaturando preços’,

Segundo o processo, ele seria o verdadeiro dono da oficina mecânica Providence, que estava em nome de Ismar Ieger.  A empresa foi contratada em dezembro de 2014 para fazer a manutenção de carros do governo em Londrina e região

Testemunhas contaram que a KLM, cujo dono é Luiz Abi, pagou diversas contas e fez empréstimos à Providence, e ainda era a dona do barracão onde funcionava a mecânica.  A licitação para contratar a Providence teria sido fraudada, com apresentação de propostas falsas de concorrentes, que também testemunharam no processo.

Por foi, para justificar a contratação  emergencial, o ex-diretor do Deto teria deixado ‘dolosamente’ expirar o prazo do contrato com a antiga mecânica.

A defesa de Abi não foi encontrada para comentar o caso. 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos