Foco

Inverno em São Paulo terá pouca chuva e frente fria toda semana

Agora é oficial: o inverno começou às 19h53 de segunda-feira. Mas calma, se você não gostou das baixas temperaturas do início de junho, não se preocupe, pois deve melhorar.

ANÚNCIO

Ao menos é o que afirmam os meteorologistas da Climatempo. O inverno deste ano em São Paulo deve ter poucas chuvas e as temperaturas ficam dentro do normal para a época, variando entre 12°C e 22°C.

“Isso quebra o dito popular: ‘Se no outono está este frio todo, imagina no inverno’”, conta Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo.

Recomendados

Na capital haverá avanços de frentes frias toda a semana, que provocam oscilação da temperatura. Assim que começar a esquentar, logo os termômetros devem cair novamente.

Também não está descartada a entrada de frentes frias um tanto mais fortes, com termômetros pouco abaixo de 10ºC. Porém, o calor atípico no período, como ocorreu em 2015, não deve se repetir.

Leia mais:
Brrrr, que frio! Veja 10 momentos que só esse tempo gelado nos proporciona

Já sobre chuva e umidade, a notícia não é boa para quem tem problemas respiratórios. Em julho deve chover mais, mas o ar deve ficar extremamente seco entre agosto e setembro.

A Climatempo prevê que pode haver dias com umidade do ar inferior a 20%, que é abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Dicas para se prevenir do frio e ar seco  

O pneumonologista Hélio Romandini diz que com o frio, a chance de adquirir infecções respiratórias aumenta muito. Para se prevenir, ele ressalta o uso de cachecóis para proteger o pescoço e aconselha a lavagem nasal com soro fisiológico até três vezes ao dia para hidratar e evitar acúmulo de secreção.

Já a infectologista Graziella Hanna Pereira indica a compra de um umidificador e a colocação de uma bacia de água no quarto quando o clima estiver muito seco.

Tags

Últimas Notícias