Foco

Força Nacional entra em ação em Porto Alegre sob aplausos da população

Em seu primeiro dia de trabalho, a Força Nacional de Segurança foi saudada nas ruas pela população e já foi testada em um dos locais mais conflagrados de Porto Alegre. A tropa participou de uma ação com a BM (Brigada Militar) na Vila Buraco Quente, na zona sul. Os policiais ocuparam a região, no morro Santa Tereza, em busca de dois suspeitos de matar um homem. A vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas.

ANÚNCIO

Pelo menos oito viaturas e um helicóptero foram utilizados na ação policial. Na entrada da vila, uma barricada dificultava a passagem. Moradores da região foram revistados, mas os criminosos não foram encontrados. A tropa também participou de blitze no trânsito da capital. Alguns congestionamentos foram percebidos em pontos mais movimentados da capital. A Força atuou na zona norte, na avenida Assis Brasil, que é rota de fuga de assaltantes, e no bairro Vila Jardim, onde já ocorreram confrontos entre traficantes, além do Centro.

A presença da Força Nacional nas ruas da capital trouxe uma sensação de maior segurança. Os policiais foram saudados com palmas e buzinas em partes da cidade. “Fiquei mais feliz, bem mais feliz, dá para sair mais um pouquinho tranquila”, disse a aposentada Neiva Lemos. “Com certeza, dá uma segurança até para circular de dia, não só de noite”, afirmou a pedagoga Renata Carpes. Na entrada de uma escola particular, a engenheira agrônoma Bibiana Musnique desabafou: “Tá todo mundo com medo, a gente está ensinando as crianças pequenas a entrar correndo no carro, não ficarem paradas na rua”.

Recomendados

Aos 120 agentes da Força se uniram outros 14 nesta terça-feira, e o número deve aumentar para 150 nos próximos dias. O comandante do policiamento da capital, coronel Mário Ikeda, ponderou que os policiais da Força ainda estão conhecendo a cidade. “Tivemos um bom retorno da população, os policiais estão com muita visibilidade”, comentou.

O comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas, elogiou o início do trabalho da tropa. “A Força Nacional vem apoiar operações e ações planejadas onde a visibilidade e a força, ou seja, mais homens, com armamento mais especializado, se torna importante.” Não há prazo para a tropa deixar Porto Alegre. Os pontos onde os policiais estarão nesta quarta-feira não foram divulgados.

Terceiro suspeito

Rafael Silveira Santa Helena, 26 anos, terceiro suspeito de participação na morte da representante comercial Cristine Fagundes – crime que foi o estopim para a convocação da Força – se entregou nesta terça-feira à polícia. Cristine foi morta perto do colégio Dom Bosco, na quinta-feira passada.

Tags

Últimas Notícias