Foco

Expresso ABC da CPTM inicia operação nesta quarta-feira

O trem expresso da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na linha 10-Turquesa, que irá ligar a estação Prefeito Celso Daniel-Santo André à Tamanduateí, na capital, com parada apenas em São Caetano, começa a funcionar a partir desta quarta-feira. A medida prevê diminuição do tempo de viagem para os passageiros da região que utilizam a linha 2-Verde do Metrô.

O novo sistema irá operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Por dia, estão programadas cerca de 14 viagens diretas entre as três estações, com intervalos médios de 24 minutos entre cada trajeto feito.

No período da manhã, os trens partirão da estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e depois de chegar em Tamanduateí retornarão vazios para nova viagem expressa. O inverso é feito no horário da tarde, quando as viagens saem da capital e volta do ABC sem passageiros.

Recomendados

O serviço será realizado por um trem de oito carros, com capacidade para até 2 mil pessoas. As composições circularão em via exclusiva entre as estações sem interferir na circulação da linha 10-Turquesa, que opera entre Brás e Rio Grande da Serra.

A estimativa da CPTM é que a linha expressa faça o trajeto completo em apenas 10 minutos e beneficie aproximadamente 49 mil passageiros por dia.

A companhia diz que está emitindo avisos sonoros nos trens e estações da linha 10-Turquesa e fixou cartazes para divulgar o novo serviço. No entanto, a reportagem esteve na tarde de ontem na estação Prefeito Celso Daniel-Santo André e não viu comunicados sobre a nova linha.

Durante os primeiros dias de operação, a CPTM diz que haverá três agentes em cada estação atendida pelo expresso para orientar os usuários. Segundo a companhia, as plataformas contarão com cartazes indicando o local de partida do trem expresso.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos