Foco

Em SP, furtos e roubos crescem 70% nos Jardins na comparação com 2015

A região dos Jardins, na zona oeste de São Paulo, está assistindo ao aumento da violência em proporção muito maior do que no restante da capital.

ANÚNCIO

Para vítimas e comerciantes, a insegurança é resultado de falhas na iluminação pública, que deixa vias e praças em completa escuridão, e da pouca movimentação nas calçadas – fatores que têm facilitado a ação dos criminosos.

Nos primeiros cinco meses, o índice de furtos cresceu 70% na região, e o de roubos, 34%. Em toda a capital, o aumento foi de 3,2% e 0,5%, respectivamente (veja abaixo).

Recomendados

Só na noite de anteontem, ao menos três pessoas foram roubadas no quarteirão da avenida Rebouças entre a avenida Brasil e a rua João Moura. Uma das vítimas é funcionária do Metro Jornal.

Para a jornaleira Glória Lúcia Ribeiro, 53 anos – que tem banca na rua Lisboa e já foi atacada nos Jardins –, “a região tem quarteirões longos e mal iluminados” e “falta policiamento”. O manobrista Clenivaldo Santos, 31 anos, disse que já viu muitos carros com vidros quebrados ao amanhecer após passarem a noite estacionados na João Moura.

Outro lado

A prefeitura informou que uma equipe percorreria – ainda na noite de ontem – as vias dos Jardins “para efetuar os reparos necessários” na iluminação. Os moradores podem solicitar consertos pelo 0800 779 0156. A polícia informou que o patrulhamento foi reforçado e que realizou 18% mais prisões na região em um ano. No mês passado, uma quadrilha que roubava no bairro foi detida. 

Meu primeiro assalto

Era por volta das 20h40 de segunda-feira quando percebi que um homem – moreno, cerca 1,70 metro, aparentemente com mais de  20 anos – me seguia. Andei mais rápido, mas, mesmo assim, ele me alcançou. Não vi arma, mas ele ameaçou atirar e me conduziu a uma rua sem movimentação, onde pegou meu celular e R$ 22. Pedi ajuda à GCM, mas o homem não foi encontrado.

Relato de vítima de roubo abordada na avenida Rebouças

Tags

Últimas Notícias