Foco

Dia Mundial Sem Carro: São Paulo é a cidade do ‘anda e para’, diz estudo

A chatice do “anda e para” no trânsito é pior para quem mora em São Paulo. A cidade é líder do Brasil, onde os motoristas param 22,8 mil vezes por ano no trânsito, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Castrol e TomTom, empresas ligadas ao transporte.

No último balanço, divulgado em 2013,  a cidade marcava 22,920 mil. Além da melhora ser pequena, o número ficou acima da média mundial, que é de 18 mil paradas por ano.

Para Creso Peixoto, professor do curso de engenheira civil na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), o número elevado está relacionado “ao excesso de motorização e a dependência principalmente do carro” para se locomover na cidade.

Recomendados

O professor ainda avalia que é impossível a cidade acompanhar o crescimento da frota no município. “O entupimento [de carros] mostra que esse sistema não funciona. Há uma forte cultura do carro, mas nós temos que mudar o modo de entender transporte”, afirmou e destacou o transporte público e a bicicleta como alternativas de locomoção.

Cuidados com o carro

Fora o tempo que o brasileiro gasta no trânsito, o próprio carro também sofre. “Há um desgaste principalmente do sistema de embreagem e freio”, explica o professor da FEI, Roberto Bortolussi.

Para evitar um desgaste ainda maior, o professor indica “acelerar e tirar o pé da embreagem de maneira suave, para forçar menos o carro”. Além disso, se a pessoa já sai esperando pegar muito trânsito, “é importante checar a água do radiador e se preocupar com a troca do óleo”, disse. 

Captura de Tela 2016-09-21 às 20.48.37

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos