Foco

Crescem casos de rotavírus em SP; 17 crianças foram diagnosticadas

A Covisa (Coordenação de Vigilância em Saúde) registrou aumento significativo de casos de rotavírus entre crianças de até cinco anos. Se entre janeiro e julho do ano passado apenas um caso havia sido identificado na capital paulista, no mesmo período deste ano 17 crianças foram diagnosticadas.

ANÚNCIO

No Estado, foram confirmados quatro surtos – quando há mais de dois infectados dentro de uma instituição – associados ao vírus no ano passado. Até julho deste ano, foram dois.

Uma vez que a doença é altamente transmissível, é comum que os surtos aconteçam em berçários e escolas. “Há uma incidência muito grande em crianças de 0 a 6 meses da idade”, afirma o infectologista Ivan Marinho, do Hospital São Camilo.

Recomendados

Marinho também observou um aumento de casos na rede privada de saúde, e não apenas em crianças, “Internamos mais adultos neste ano, o que é menos comum”.

Quem contrair o vírus deve se manter hidratado. “Crianças subnutridas têm maior risco de desenvolver para um quadro mais grave que pode até levar à morte”, alerta. 

Captura de Tela 2016-08-24 às 21.19.17

Tags

Últimas Notícias