Foco

Agora é regra! Bueiro de rua em SP deve ficar no mesmo nível do asfalto

Bueiros, bocas de lobo e tampões que ficam no meio da rua precisarão ficar no mesmo nível do asfalto, sem causar os conhecidos “buracos” por estarem desalinhados. Agora é regra em São Paulo.

Quem exige o nivelamento é o TCM (Tribunal de Contas do Município), que determinou, com a resolução 14/2016, que “todos os tampões localizados no leito carroçável das vias públicas” da cidade fiquem nivelados com o recapeamento que for feito nesses locais.

Além disso, a resolução determina ainda que os todos os contratos e licitações da prefeitura tragam a previsão de serviços complementares de nivelamento de tampões de poços de visita, grelhas de águas pluviais ou bocas de leão e ventilação, guias reta, curva e bocas de lobo.

Recomendados

Ela vale a partir desta sexta (2), quando deve ser publicada no “Diário Oficial da Cidade”.

A norma baixada pelo TCM vai além: manda que  a prefeitura divulgue no Diário Oficial as ruas em que forem   executados os serviços de pavimentação.

Em nota, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras disse que o nivelamento dos poços de visita já é norma dos serviços de tapa-buraco e recapeamento  e que as concessionárias prestadoras de serviço da cidade são notificadas quando o desnível desses poços é constatado.

Mesmo assim, não é difícil encontrar esse tipo de desnível na cidade. E o buraco formado é perigoso especialmente para quem anda de moto e bicicleta.

A secretaria disse que vai analisar a resolução do TCM para fazer as adequações que considerar necessárias nas normas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos