Foco

Bombeira é punida após fazer ensaio com seios à mostra

A bombeira Lilian Vilas Boas, de Curitiba, foi punida com oito dias de prisão por ter feito um ensaio fotográfico com os seios à mostra.

A determinação dos superiores –ainda não cumprida porque Lilian recorre na Justiça Militar– foi dada porque ela teria violado regulamentos do Exército e da PM (Polícia Militar)  do Paraná.

As imagens foram feitas em abril para o Projeto Velvet, que, segundo o idealizador, busca a valorização feminina. “A ideia é fortalecer a beleza natural da mulher e a liberdade de poder se mostrar”, diz o fotógrafo Arnaldo Belotto.

Recomendados

Poucos dias após o ensaio ser publicado, as fotos circularam pela rede social WhatsApp e chegaram a um grupo de agentes de segurança dos Jogos Olímpicos do Rio. Lá o material foi visto por policiais que levaram o caso à corporação. Belotto diz ter sido chamado duas vezes a depor. A nota de punição da bombeira, que tem 32 anos de idade e quase três na corporação, foi assinada por uma tenente.

“Questionaram como tinha acontecido, se ela tinha pago, se sabia que as fotos iam pro ar. Acabamos expondo inclusive essa hipocrisia na questão dos mamilos: bombeiros homens tiram fotos sem camisa e não são punidos”, diz Belotto.

O fotógrafo conta que outra participante, da Polícia Civil do Paraná, também fez um ensaio para o site, e pediu a retirada das fotos dias depois com medo da repercussão.

O Metro Jornal tentou contato com Lilian, mas ela preferiu não se manifestar. Segundo a punição, ela transgrediu incisos do regulamento da PM que falam em “nunca denegrir ou desgastar sua imagem”, “proceder sempre de maneira ilibada na vida pública e particular” e “evitar publicidade visando a própria promoção pessoal”.

Procurados, a PM e o Corpo de Bombeiros informaram que “farão a reavaliação [do caso] sob todas as óticas”, caso o recurso de Lilian chegue ao comando, que não pode “emitir juízo de valor prévio” antes disso.

A prisão foi ordenada pelo 7º GB (Grupamento de Bombeiros), que abrange 30 bairros da região norte de Curitiba e 13 municípios da região metropolitana.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos