Foco

App otimiza saída da escola para reduzir fila no trânsito

Um aplicativo de celular vem ajudando a minimizar um problema comum na cidade: o trânsito que se forma no entorno de escolas no horário de saída dos alunos.

Chamado “Filho sem Fila”, o app avisa ao colégio, por meio de sinal GPS, o momento em que o pai da criança (ou outra pessoa cadastrada, como motorista de van escolar) entra num raio de 200 metros da escola. Assim, a criança já fica a postos para a chegada do responsável, que não gasta tempo atrapalhando o trânsito da via parado em  fila dupla, por exemplo.

Leia mais:
Aplicativo UberEats chega ao Brasil
Aplicativo da Prefeitura de São Paulo promete tapar buracos e podar árvores

Recomendados

O app foi desenvolvido pelo empresário Leo Gmeiner, a partir da ideia que teve num dia em que ficou por muito tempo esperando os filhos saírem da escola. Em 2014 começou a ser comercializado e, hoje, o app é utilizado por 34 escolas da capital, além de outras 17 na região do Grande ABC.

O colégio Vital Brazil, na Vila Butantã (zona oeste), aderiu ao app no segundo semestre de 2016. Desde então, também foi criada uma portaria extra, ao lado de um pátio onde os pais entram e fazem o embarque dos filhos. Ao lado da portaria, um televisor mostra nome e foto do filho de quem o pai se aproxima e uma equipe organiza a saída das crianças.

Segundo a diretora do colégio, Suely Corradini,  os pais aderiram em grande número ao app. “Notamos que o trânsito não foi totalmente eliminado, mas ficou muito mais fluido”, afirma Suely. O engenheiro Carlos Oliveira, 37 anos, mora no bairro e concorda: “O congestionamento diminuiu na rua da escola, mas ainda existe, principalmente por volta das 13h e das 18h”.

Adriana Pestana, 47 anos, é representante comercial e mãe de Maria Beatriz Pestana, 7 anos, que estuda no Vital Brazil. Ela se diz satisfeita com o app: “Ganho meia hora do meu dia”. Camila Camargo, 34 anos, é diretora de arte e mãe da Rafaela Camargo, 7 anos, e disse que gosta da agilidade que o app proporciona: “Antes perdia muito tempo procurando por vaga para estacionar”.

Iniciativa tem apoio
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) iniciou neste mês a Operação Escola – 1º Semestre 2017, que colabora no funcionamento do trânsito na região de 97 colégios. A respeito do aplicativo, a CET apoia a proposta e informou que alguns dos colégios que aderiram à iniciativa fazem parte de sua operação.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos