Foco

Ajuda a mulheres vítimas de violência bate recorde na região do ABC Paulista

Mais mulheres têm procurado ajuda do poder público para sair de situações de violência. Os números de atendimentos realizados pelas redes de apoio das prefeituras do ABC, região metropolitana de São Paulo. mostram crescimento de 50% na demanda pelo serviço neste semestre.

Foram acolhidas 1.644 mulheres no período, quantidade considerada recorde desde o início de atuação desses programas, que tiveram as primeiras atividades realizadas no começo da década. São cerca de nove pedidos de ajuda por dia nos seis primeiros meses do ano.

Os coordenadores das redes de apoio acreditam que o aumento é motivado pela intensificação de campanhas sobre os diretos das mulheres. “Estamos trabalhando com demanda muito grande que se dá pela grande divulgação da Lei Maria da Penha”, disse a diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Equidade de Gênero de Santo André, Maria Cristina Pache Pechtoll.

Recomendados

A cidade, única da região a ter secretaria voltada para a mulher, teve o maior crescimento de demanda: 62%. Desde sua criação, em 2014, a pasta criou projetos para levar a temática para a educação. Além de debates, as crianças receberam revista em quadrinhos sobre violência doméstica.

Rede de proteção

Entre os casos atendidos pelas cidades da região estão mulheres vítimas de violência física, psicológica, sexual e patrimonial. Na maioria dos casos, a agressão acontece dentro de casa e tem o parceiro como autor do ato.

Nos centros de apoio, elas recebem atendimento social, suporte psicológico, orientação e acompanhamento jurídico, além de encaminhamento à Delegacia de Defesa da Mulher.

Em São Bernardo, as mulheres são encaminhadas também para a central de trabalho e renda, além de espaços para educação e lazer, com o objetivo de resgatarem a autonomia e a autoestima.

Nos casos de ameaça de morte, elas são enviadas para abrigos regionais secretos criados via Consórcio Intermunicipal do ABC. Filhos também são aceitos no local, onde a mulher fica até que possa retomar sua vida normalmente.

Captura de Tela 2016-07-26 às 20.11.54

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos