Esporte

Maior em 2017, Libertadores da América poderá ter final única e em campo neutro

Libertadores vai durar 42 semanas | Reprodução/Conmebol

A Conmebol anunciou nesta terça-feira uma grande alteração no formato da Libertadores a partir de 2017. O mais antigo torneio continental de clubes poderá ter final única e em campo neutro a partir do ano que vem.

«Analisando as estatísticas das finais da Copa Libertadores, a equipe que jogou em casa o segundo jogo ganhou 7 das 10 finais. A justiça do esporte exige final única em campo neutro», disse Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

Recomendados

Outra grande novidade na competição é que ela será ampliada e acontecerá durante toda a temporada, entre fevereiro e novembro. A entidade também definiu mudanças na Copa Sul-Americana.

O anúncio das datas foi feito por comunicado oficial. Nele, a entidade justificou as alterações e alegou que com o novo formato, o torneio se adequará melhor ao calendário dos clubes. «As mudanças são um resultado de um estudo técnico que a Conmebol vem realizando há vários meses com a ajuda de consultores especializados com o objetivo estratégico de potencializar a qualidade do futebol sul-americano e impulsionar seu desempenho esportivo.»

Segundo o novo regulamento, a partir de 2017 a Libertadores será disputada em 42 semanas, e não mais em 27, como aconteceu este ano. Dez dos clubes que não se garantirem nas oitavas de final da competição irão para a Sul-Americana, em um formato semelhante ao adotado pela Uefa na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Leia também:
Mascote engole torcedor e o cospe apenas de cueca
Qatar vai oferecer acampamento de estilo beduíno para torcedores na Copa

«Decidimos adotar um calendário anual para a Libertadores. Por muito tempo, os clubes tem decidido entre o campeonato local e os torneios continentais, e isso afeta a qualidade de ambas as competições. Essa mudança nos permite melhorar a qualidade em campeonatos nacionais, proteger os jogadores e potencializar a qualidade de jogo nas copas continentais», declarou Domínguez.

A Sul-Americana também sofrerá mudanças. Já no ano que vem, a competição será disputada de junho a dezembro. Além disso, seu campeão garantirá vaga direto na fase de grupos da Libertadores, e não mais para o estágio preliminar como acontecia até então.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos