Esporte

Atlético-MG vai jogar a 11ª decisão consecutiva do Campeonato Mineiro

Depois de ter decepcionado a sua torcida no Mineirão ao empatar por 1 a 1 com a URT no jogo de ida das semifinais, o Atlético-MG se redimiu neste domingo ao vencer o adversário por 3 a 0, no estádio Independência, em Belo Horizonte, para ir com tranquilidade à decisão do Campeonato Mineiro, a 11ª consecutiva da equipe atleticana no Estadual.

O triunfo foi conquistado com gols de Rafael Moura, Robinho e Otero e agora o time alvinegro espera pela definição do seu rival na final, que será conhecido também neste domingo no clássico entre Cruzeiro e América-MG, no Mineirão – o confronto de ida desta semifinal, no Independência, terminou empatado por 1 a 1.

Atlético, por sua vez, foi surpreendido justamente pelo América na decisão do Mineiro do ano passado. Neste período de dez presenças consecutivas na final, o time alvinegro também ficou com o título em 2007, 2010, 2012, 2013 e 2015, assim como caiu diante do arquirrival Cruzeiro em 2008, 2009, 2011 e 2014.

Recomendados

Para jogar a sua 11ª decisão consecutiva do Estadual, o Atlético tratou de ir para cima da URT desde o início e tomou conta do jogo. Nervoso, porém, desperdiçou as chances iniciais que teve de marcar, sendo a primeira delas com Rafael Moura aos 6 minutos, quando parou em defesa de Juninho. Depois foi a vez de Robinho não aproveitar uma boa oportunidade aos 14, finalizando para fora.

E coube a Rafael Moura abrir o placar apenas aos 35 minutos. Pouco depois de ter levado um cartão amarelo por falta no goleiro adversário, o atacante recebeu um cruzamento da direita de Marcos Rocha e cabeceou para as redes: 1 a 0.

Assim, o Atlético ganhou a tranquilidade que precisava para deixar o jogo a sua feição, pois a URT agora seria obrigada a buscar o ataque de qualquer forma e abriria mais espaços em seu setor defensivo.

Na etapa final, o Atlético quase ampliou logo aos 3 minutos em boa finalização de Rafael Carioca de fora de área que acertou o travessão de Juninho. Também em arremate de longe, Robinho voltou a errar o alvo aos 6. Pouco depois, entretanto, o atacante balançaria as redes em uma bola parada após Marlone sofrer pênalti de Diego Borges.

Com a bola na marca penal, aos 12 minutos, Robinho foi para a cobrança e finalizou no meio do gol de Juninho, que caiu para o seu canto e viu o Atlético ampliar para 2 a 0.

Mesmo após o gol, o Atlético manteve a sua carga ofensiva e desperdiçaria novas oportunidades de marcar com Robinho, Marlone e Cazares, este último em campo depois de ter substituído Robinho.

O placar de 2 a 0 parecia já certo como resultado final, mas o Atlético ainda presentearia a sua torcida com mais um gol aos 45 minutos, desta vez com Otero, que havia entrado na equipe no lugar de Maicosuel. Em jogada iniciada por Cazares, Marcos Rocha recebeu a bola e deu a sua segunda assistência na partida ao cruzar para o jogador venezuelano, que finalizou para selar o 3 a 0.

Após se garantir na final do Mineiro, o Atlético agora mira o duelo que fará contra o Libertad, do Paraguai, quarta-feira, novamente no Independência, pela Copa Libertadores. Já a URT passa a focar a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro vence América-MG e volta à final

Sem sustos ou sobressaltos, o Cruzeiro conquistou a vaga na final do Campeonato Mineiro. Neste domingo, venceu o América-MG por um tranquilo 2 a 0, no Mineirão, e garantiu o retorno à decisão do Estadual, da qual ficou de fora nos últimos dois anos Arrascaeta comandou o time de Mano Menezes, marcando os dois gols da partida.

O meia uruguaio abriu o placar aos 21 minutos de jogo e definiu o triunfo e a classificação cruzeirense aos 45 minutos do segundo tempo. No jogo de ida, o Cruzeiro empatara com o América por 1 a 1. Portanto, jogava neste domingo por um empate, o que não foi necessário para buscar a vaga na decisão.

Na final, o Cruzeiro fará o clássico com o Atlético, que mais cedo confirmou sua vaga na final ao vencer o URT por 3 a 0. As duas partidas serão disputadas nos dois próximos domingos. Com vantagem, por ter exibido a melhor campanha na primeira fase, o Atlético decidirá como mandante, possivelmente no Independência. Assim, o primeiro jogo será no Mineirão.

O JOGO – Entrando em campo com a vantagem do empate, o Cruzeiro começou a partida em ritmo lento neste domingo e viu o América criar as primeiras oportunidades de gol. Aos 6, Ruy levou perigo em jogada pela esquerda. Renan Oliveira, após lance pelo mesmo lado, carimbou a trave, assustando a torcida cruzeirense, aos 18

Ainda tentando se encontrar no jogo, o Cruzeiro ganhou confiança de vez ao abrir o placar, aos 21 minutos. Em jogada de Rafael Sóbis e Diogo Barbosa, Arrascaeta surpreendeu a defesa do América dentro da área e bateu para as redes. O gol deixou a equipe cruzeirense mais concentrada em campo, fechando os espaços e concedendo raras oportunidades ao rival.

O segundo tempo começou mais animado. Logo no primeiro minuto Hudson acertou forte chute e carimbou o travessão do goleiro João Ricardo. Na sequência, o América duas defesas do goleiro Rafael. Na primeira, Hugo Almeida bateu com perigo dentro da área e o goleiro cruzeirense fez a defesa, aos 2. Em seguida, o mesmo Hugo tentou de cabeça e exigiu bela defesa de Rafael, aos 6.

Daí em diante, o Cruzeiro «cozinhou» o América e comandou a partida no meio-campo, neutralizando na origem as raras investidas do rival. Mas isso não era sinal de tranquilidade para a torcida. Na metade da etapa, o meia Thiago Neves caiu de mal jeito no gramado, sobre o joelho direito. Com fortes dores no local, precisou deixar a partida mais cedo. Ábila foi seu substituto.

O técnico Mano Menezes também colocou Lucas Silva e Alisson, em campo, nas vagas de Sóbis e Rafinha. Mas as mudanças não alteraram a postura do time mandante no jogo. O América seguia sem ameaçar a defesa, enquanto o Cruzeiro aguardava oportunidade para sacramentar a classificação, o que acabou acontecendo aos 45 minutos, com mais um gol de Arrascaeta, após jogada individual de Hudson.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos