Foco

Vai pagar o IPVA? Se tiver dinheiro, melhor à vista

ANÚNCIO

Todo começo de ano a situação se repete. As Receitas Estaduais divulgam as regras da vez para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) e confundem os donos de carro, que sempre se perguntam: “Será que este ano é melhor pagar a cota única ou em parcelas?”.

ANÚNCIO

“Geralmente, é interessante pagar à vista, por dois motivos. Não se consegue um rendimento em investimentos maior do que o desconto. A poupança, que muitos possuem, rende apenas 0,67% ao mês. Além disso, o pagamento em cota única não compromete o orçamento financeiro dos meses seguintes”, diz Reinaldo Domingos, educador e terapeuta financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira.

Nem todo mundo, porém, tem disponibilidade financeira para pagar o tributo de uma só vez. Neste caso, a segunda melhor opção é o parcelamento. Embora pareça óbvio, há contribuinte que entra no cheque especial para pagar tudo de uma só vez. O educador financeiro explica por que essa não é uma boa saída.

“Pegar empréstimo para quitar à vista implicará pagar juros que serão muito, mas muito maiores do que esses 3% ou 5% de desconto que ele vai ter. Só para dar uma ideia, se utilizar o limite do cheque especial, pagará algo em torno de 11% ao mês de juros. No final das contas, vai ficar mais caro, não compensa”, afirma Domingos.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias