Foco

Preço de aluguel de imóveis tem queda recorde no país

Com uma queda de 0,22% de março para abril, o preço médio do aluguel de imóveis anunciados já acumula um recuo, em termos nominais, de 4,80% em 12 meses. Trata-se de um recorde negativo para a série histórica do índice Fipezap de Locação, que começou em 2009. Como a inflação medida pelo IPCA, do IBGE, atingiu 9,28% no período, houve queda real de 12,63% até abril deste ano.

“Há o aumento da oferta com a redução da demanda por conta do cenário econômico. Muita gente que pretende vender o imóvel não tem achado compradores dispostos a pagar o preço desejado e acabam alugando a unidade”, diz o economista da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) Bruno Oliva.

Para Oliva, a tendência é ainda de desaceleração de preços. “O que pode ajudar a subir é uma grande retomada da economia, o que dificilmente acontecerá em 2016 e 2017”, afirma Oliva.

Recomendados

Bom para inquilinos

A queda dos preços do aluguel de imóveis anunciados dá poder de barganha para o inquilino negociar o reajuste do seu atual contrato. O IGP-M, usado para contratos em andamento, acumula uma alta 10,63%. “O mercado está indo em uma direção e o IGP-M em outra”, diz o economista.

Como os preços de venda estão em desaceleração,  o momento também é bom quem está disposto a comprar um imóvel para morar negociar descontos. Já quem pretende ter ganhos com aluguel deve  avaliar o investimento.

Segundo a Fipe, o retorno médio anualizado com aluguel foi de 4,6%, ante taxa de juros reais de 6,5%. “Hoje, o mercado dá opções mais rentáveis, mas o investidor também pode aproveitar a baixa dos imóveis e fechar um bom negócio”, diz Oliva. 

Captura de Tela 2016-05-16 às 19.39.08

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos