Foco

Guia gratuito ensina como ficar no azul e dormir tranquilo

Dívida de 50% do orçamento já exige mudanças do estilo de vida | Reprodução
Dívida de 50% do orçamento já exige mudanças do estilo de vida | Reprodução

A Proteste Associação de Consumidores divulgou na 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, terminada ontem, o “Guia do Endividado”, que traz orientações para o devedor adequar o orçamento às dificuldades enfrentadas. O objetivo do guia é ajudar o consumidor a viver de acordo com a renda.

O alerta do endividamento deve ser acionado quando 30% do orçamento está comprometido com dívidas. Para saber quanto do orçamento está comprometido, é importante somar todas as parcelas de financiamentos, incluindo as compras parceladas em lojas.

Recomendados

Um comprometimento superior a 30% já é preocupante, mas o consumi­dor tem condições de reverter o quadro. Basta dar preferência à quitação das dívidas, abrir mão de alguns gastos pessoais de lazer e fazer pequenas economias em casa.

Quando o endividamento passar de 50% é preciso mudar o estilo de vida para reverter a situação. Podem ser ne­cessárias medidas como trocar o carro por um modelo mais barato e econômico, sus­pender a TV por assinatura e trocar marcas de produtos mais caras por mais baratas. Qual­quer renda extra, como 13º salário, adicional de férias e eventual restituição do imposto de renda, deve ser utilizada para reduzir as dívidas.

Já o superendivi­dado é aquele que tem 100% ou mais de sua renda comprometida com dívidas. Mudanças radicais devem ser feitas para chegar ao equilíbrio financeiro, como morar em um lugar mais barato, mudar os filhos de escola (talvez da particular para a pública), vender o carro e dispensar a empregada ou a diarista.

O consumi­dor chega a essa situação por desatenção ou compulsão consumista, e tem de fazer mu­danças que afetam diretamente sua qualidade de vida. 

Baixe o “Guia do Endividado” aqui 

Captura de Tela 2016-05-22 às 17.58.49

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos