Foco

Entrega da declaração do IR 2017 entra na reta final

Os contribuintes têm até a próxima sexta-feira para entregar a declaração do Imposto de Renda 2017 sem pagar multa. O prazo termina às 23h59min59s do dia 28.

ANÚNCIO

A  Receita Federal alerta que quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Segundo a gerente Operacional da MG Contécnica, Juliana Fernandes, na correria da última hora o contribuinte poderá encontrar dificuldades como a falta de documentos e erros simples no preenchimento. “A Receita Federal está bastante criteriosa com as informações lançadas, não adianta burlar ou omitir as informações; no cruzamento de dados e a falta de informação, o contribuinte poderá, sim, cair na malha fina”, afirma.

Recomendados

Segundo o contador e professor da Trevisan Escola de Negócios Cristiano Corrêa, cerca de 30% dos declarantes caem na malha fina da Receita por erros no preenchimento do formulário das despesas dedutíveis admitidas, e muitos dos casos são por digitação incorreta dos valores. Outro erro comum é não declarar o rendimento do trabalho anterior ao mudar de emprego.

Caso o contribuinte não tenha todas as informações para a declaração, o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, sugere entregar o documento incompleto e depois fazer a retificação. “A entrega desta forma não significa que a declaração irá automaticamente para a malha fina, porém, depois da entrega, deverão fazer o material com muito mais cuidado, pois as chances serão maiores”, orienta.

Novidades em 2017

Neste ano, o contribuinte terá que indicar o CPF dos dependentes que já tinham completado 12 anos até 31 de dezembro de 2016. Antes, a exigência valia para dependentes com mais de 14 anos.

Outra mudança é a integração entre o programa de preenchimento da declaração e o de transmissão. Não será preciso, com isso, baixar dois programas.

Captura de Tela 2017-04-23 às 16.56.57

Tags

Últimas Notícias