Foco

Bancos começam a oferecer linhas para antecipar o Imposto de Renda

Com a abertura da temporada de acerto de contas com o Leão, os principais bancos do país começaram a reabrir as linhas de financiamentos para antecipação da restituição do Imposto de Renda. O prazo para a entrega da declaração do IR começou ontem e vai até 28 de abril. Já o inicio dos pagamentos das restituições está previsto para 16 de junho.

Entre as maiores instituições, o Banco do Brasil e o Santander já estão oferecendo a modalidade de crédito aos clientes, com taxas de juros ao mês a partir de 2,11% e 2,59%, respectivamente.

Já o Itaú Unibanco informou que a linha será reaberta na próxima terça-feira, sem revelar os juros que serão cobrados. Caixa e Bradesco vão anunciar na próxima semana quando voltam a oferecer a modalidade.

Recomendados

A antecipação da restituição do IR da  pode ser usada para quitar dívidas mais caras. Em geral, os juros da modalidade são menores em comparação com outras linhas de crédito.

No empréstimo pessoal, por exemplo, a taxa média mensal é de 4,62%, segundo pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade)  de janeiro. No cheque especial e cartão de crédito, os juros médios são de 12,46% e 15,12% ao mês, respectivamente.

“Mas ainda assim é importante fazer uma boa pesquisa entre as instituições financeiras, uma vez que a concorrência é alta, fazendo com que as taxas cobradas variem muito. Agora, caso os juros da dívida sejam menores do que o da antecipação, o melhor é aguardar”, afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos.

Além de considerar os juros, alerta o especialista, o contribuinte também precisa ter certeza de que a declaração entregue está inteiramente correta. “Ele pode cair facilmente na malha fina e ter que arcar com o empréstimo do próprio bolso”, completa.

Domingos recomenda que, antes de tomar qualquer decisão, o contribuinte calcule os ganhos e gastos mensais para identificar o que exatamente precisa ser resolvido, ou seja, quais despesas estão sendo supérfluas que podem ser diminuídas ou até mesmo eliminadas. A linha de crédito de antecipação do Imposto de Renda pode ser contratada por clientes que indicaram o banco para receber a restituição.

calendario-imposto-de-renda

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos