Colunistas

A carne apodreceu

diego-casagrandeQuando eu era bem menino, lá nos anos 70, costumava ouvir nas rodas dos mais velhos que o Brasil se recuperava à noite das roubalheiras ocorridas durante o dia. Diziam que o sono revigorava a pátria mãe gentil. Cresci, o país explodiu em população (saltamos de 90 para mais de 200 milhões de habitantes), nos desenvolvemos economicamente (o PIB pulou de US$ 50 bilhões para mais de US$ 2 trilhões), o Estado brasileiro ficou gigante, PT e PMDB fizeram o casamento dos sonhos da máfia e, em proporção ainda maior do que todo o resto, a roubalheira também explodiu. A drenagem de dinheiro público atingiu níveis impensáveis por qualquer mortal com os pés no chão e a cabeça no lugar. O vampirismo deixou o corpo estatelado sem uma gota de sangue. E parece que não há mais sono que recupere a nação.

Depois que a Polícia Federal abriu a barriga das empreiteiras e expôs suas podres conexões com o poder político, agora vem a Operação Carne Fraca, apontada como a maior da história, mostrar ao Brasil as entranhas de um outro setor que parecia estar incólume: a agroindústria brasileira. A responsável por boa parte da nossa autoestima e por dar fôlego à balança comercial nas últimas duas décadas também foi inoculada. Surpresa apenas para os incautos. A destruição da moral, da ética, dos valores, dos princípios da família, da lei, da ordem, da vergonha, não deixaria setor algum passar sem mancha. Quando os alicerces de uma sociedade são dinamitados, são poucas as chances de a casa ou o quarto ficarem de pé. Vem tudo abaixo. O uso de carne de peru contaminada com salmonela – e devolvida pela Europa – para fazer mortadela comprova isso. A carne de barriga de boi vencida e devolvida à produção para que as etiquetas e rótulos fossem trocados também. Tudo com o aval de fiscais vendidos do Ministério da Agricultura. Nos grampos telefônicos fica claro que os envolvidos sabiam das ilegalidades cometidas. Tinham noção que estavam mandando lixo contaminado para as nossas mesas.

Na década passada, o escândalo do leite em pó contaminado na China gerou prisões perpétuas e execuções. Aqui a legislação penal, o verdadeiro freio para quem pensa em cometer crimes, é uma ficção sustentada por grupos de interesse. A carne apodreceu. Botemos um ácido ascórbico para maquiá-la.

Diego Casagrande é jornalista profissional diplomado desde 1993. Apresenta os programas BandNews Porto Alegre 1a Edição, às 9h, e Rádio Livre, na Rádio Bandeirantes FM 94,9 e AM 640.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos